Topo

Conheça Diana Zurco, a primeira âncora trans de telejornal da Argentina

Diana Zurco - Reprodução / Twitter
Diana Zurco Imagem: Reprodução / Twitter

De Universa

28/03/2020 16h19

A jornalista argentina Diana Zurco se tornou a primeira mulher transexual a ocupar a posição de apresentadora de um jornal na Argentina. Ela tem 40 anos e faz parte da equipe do TPA Notícias, programa exibido diariamente no período na noite na Televisão Pública, que pertence ao governo. Antes de trabalhar em frente às câmeras, Diana era locutora de rádio.

No passado, antes de pensar em migrar para a comunicação, a profissional se sustentava como cabeleireira. Somente a partir de 2012, quando leis focadas nos direitos das pessoas trans começaram a ser aprovadas no país é que ela se sentiu segura para mudar de carreira.

Diana viaja todos os dias de transporte público para chegar à emissora. De acordo com o que contou em entrevistas recentes, levanta 7h da manhã, chega no local de trabalho às 10h e faz seu turno na equipe de jornalismo até às 16h. Em seguida, passa por profissionais de maquiagem e cabelo e se prepara para apresentar o jornal, que é exibido das 20h às 22h.

Quando questionada sobre a repercussão de sua contratação, Diana tem uma postura firme: "Uma pessoa trans em um telejornal não deveria ser histórico e nem gerar notícia. Mas hoje precisa ser novidade para que amanhã não seja mais. É um processo de mudança social e cultural", disse em entrevista para o jornal Página/12.