Topo

Conforto e glamour? Cetim foge do pijama para ganhar espaço no home office

Rafa Kalimann com look de cetim - Reprodução/Instagram @rafakalimann
Rafa Kalimann com look de cetim Imagem: Reprodução/Instagram @rafakalimann

Jéssica Arruda

Colaboração para Universa

25/03/2020 04h00Atualizada em 25/03/2020 15h32

Delicado, com caimento leve e muito versátil, o cetim deixou de lado a fama de tecido para camisolas e pijamas e invadiu as ruas nas últimas temporadas. Com brilho e um toque de sofisticação, ele entra em cena não só em roupas de festas, mas especialmente em produções para o dia, com looks que traduzem toda a personalidade de quem usa.

EU

Uma publicação compartilhada por Mari Gonzalez (@marigonzalez) em

Peças em cetim dão aquele sopro de leveza em composições no estilo hi-lo, que mistura roupas luxuosas com outras mais básicas. "Você quer incorporar essa tendência nos seus looks, mas acha que é uma peça too much? Então, comece com itens que não ocupam muito "espaço", como lenços, faixas ou peças que tenham detalhes em cetim no acabamento", sugere Márcia Ishie, consultora de imagem e estilo de São Paulo.

Brilho na medida certa

Um tecido acetinado por si só já chama atenção devido ao seu aspecto brilhante e vivo. Para acabar com o estilo noite do cetim, a dica é equilibrar cores, texturas e proporções, investindo no contraponto com peças casuais. Com o slip dress, por exemplo, nada como um sapato baixo e camiseta podrinha por baixo. O mesmo vale para aquela saia brilhosa, que pode ser usada com tênis (ou botas) e uma jaqueta cropped.

"Combine o cetim com outra peça que seja de tecido mais natural como algodão, jeans, malha. Essa mistura vai quebrar a sofisticação do cetim e deixar seu visual arrumado e despojado na medida certa", completa Márcia.

Na dúvida, cores neutras!

O cetim em cores neutras como off-white, pretos, nude e terrosos permitem mais combinações com as peças do guarda-roupa. Além disso, os tons sóbrios estão entre as melhores escolhas para deixar o visual discreto e elegante, especialmente em ambientes corporativos e ocasiões formais. Padronagens clássicas como florais e animal print nunca saem de moda, mas é preciso cuidado para não exagerar: o cetim estampado pode deixar o look "marcado", limitando as opções com outras roupas no armário.

"É muito mais fácil usar uma saia lisa de cetim, e criar vários looks diferentes, do que uma saia floral acetinada. A multiplicação de looks com peças lisas fica mais leve e versátil. Mas se você é fã de uma estampa, invista", recomenda Fabianna Carraro, consultora de estilo do Rio de Janeiro (RJ).

Toda trabalhada no cetim

Na contramão do básico, cores marcantes como o Classic Blue estão em alta em 2020 e são vistas com frequência em roupas como macacões, vestidos e looks completos só em cetim. "A melhor forma de aderir a uma tendência, em primeiro lugar, é respeitar o seu estilo pessoal. Se for capaz de "segurar" um look inteiro em cetim, eu acho o máximo", diz Fabianna.

Em uma produção assim da cabeça aos pés, o segredo é não abusar de acessórios chamativos ou combinações com renda e transparências: a ideia é que a roupa acetinada seja protagonista em produções descomplicadas e com estilo, sem exageros. "Mas não recomendo, por exemplo, durante o dia, um look inteiro com brilho e sandália com salto agulha e alto. Não fica legal", completa a especialista.