Topo

Rodrigo Cintra dá dicas de cortes que rejuvenescem o rosto

Jane Fonda durante o Oscar 2020 - Getty Images
Jane Fonda durante o Oscar 2020 Imagem: Getty Images

Rodrigo Cintra

Colaboração para Universa

24/03/2020 04h00

Pixie, long bob, chanel, colorido, branco, volumoso, liso, cacheado... todas as opções cabem dentro do universo das mulheres com mais de 50 anos. Para cada personalidade e formato de rosto, existem diferentes técnicas e inúmeras possibilidades de alcançar um visual moderno e despojado.

Formato do rosto

Apesar dos fios mais compridos proporcionarem a impressão de um rosto mais alongado, o curtinho também pode ser a aposta, principalmente das mulheres com face arredondada. Uma das possibilidades é apostar no volume na parte superior, no estilo da atriz Louise Cardoso, para verticalizar a imagem.

Já o rosto oval, normalmente fino e alongado, combina com praticamente todos os cortes, como o pixie de Jamie Lee Curtis, de Jane Fonda e de Kris Jenner, pois os fios com movimentação nas pontas não deixam evidenciar tanto as rugas e as linhas finas. E para estilizá-lo: spray fixador, gel e acessórios são bem-vindos.

Mulheres com maxilar largo e rosto quadrado, com qualquer tipo de textura, podem investir no long bob volumoso, igual da atriz Renata Sorrah, proporcionando um ar jovem e despojado.

Volume + camadas

Para disfarçar as imperfeições, cortes com volume proporcionam equilíbrio, pois a atenção, por exemplo, no pescoço (principalmente com a linhas marcadas), saem de foco. Além disso, as camadas deixam o visual mais leve, como é o caso da atriz Irene Ravache, que aposta em pontas volumosas e cacheadas, e uma discreta franja, levemente desfiada.

Suzana Vieira é um exemplo assíduo de que as camadas são ótimas para as mulheres que não abandonam os fios mais compridos, permanecendo com um ar moderno. O segredo é usar a navalha para repicar e ganhar um visual mais versátil. Ressalto ainda que cabelos compridos podem apostar em acessórios, inclusive lenços e turbantes.

Clássica e atemporal

A base reta também pode ser uma boa opção para quem não quer perder tempo arrumando os fios. Anna Wintour, editora toda-poderosa da Vogue Americana, usa a base para seu Chanel com franja, um clássico! Uma boa escovação com as pontas para dentro confere uniformidade.

Mas, se você deseja um toque mais divertido e moderno, a base assimétrica, com um bico frontal, também é uma ótima escolha, exemplo da atriz Glória Pires, sempre carregando um ar jovem e despojado com esse visual. E para qualquer frizz, algumas gotas de óleo reparador podem ajudar.

Evite fios longos e monocromáticos

O cabelo muito longo e monocromático pode ser um problema para mulheres mais maduras. Quando o fio passa da linha do peito, geralmente diminui o volume e fica sem vida. Com a idade, a espessura fica bem mais fina e proporciona um aspecto bagunçado e desalinhado. Além disso, os fios retos no contorno do rosto deixam o cabelo sem movimentação e evidenciam as marcas de expressão, proporcionando um ar mais envelhecido. Bruna Lombardi, por exemplo, é uma ótima referência de fios longos e maravilhosos.

Lembre-se: o corte tem que estar de acordo com o seu estilo e é importante escolher um que seja atual e valorize seus traços.