Topo

Conheça Maia: a robô que ajuda meninas a identificarem relações abusivas

iStock
Imagem: iStock

De Universa

24/03/2020 17h05

O Ministério Público do Estado de São Paulo lançou recentemente o projeto #NamoroLegal, que visa conscientizar mulheres, em especial as adolescentes, sobre os limites que devem ser respeitados nos envolvimentos amorosos. Faz parte da iniciativa a Cartilha Namoro Legal, que contém dicas sobre relacionamentos. O material auxilia na identificação e combate a comportamentos abusivos.

Através do site também é possível conversar com a robô Maia (Minha Amiga Inteligência Artificial), que faz questionamentos às mulheres sobre suas relações atuais e passadas. Com linguagem jovem, ela alerta o público-alvo sobre os perigos de se envolver com pessoas dominadoras.

Maia  - Reprodução / Ministério Público de São Paulo - Reprodução / Ministério Público de São Paulo
Imagem: Reprodução / Ministério Público de São Paulo

Entre as dicas enfatizadas pelo projeto e pela robô Maia estão: confiar nas atitudes e não nas palavras da pessoa com a qual está se relacionando; não abrir mão daquilo que gosta de fazer e nem do seu espaço pessoal; não aceitar piadas ofensivas e nem se deixar afetar a tal ponto de se afastar daqueles que se importam com você. O projeto também oferece orientações sobre como fazer a denúncia em casos de violência contra a mulher.