Topo

Pausa

Pare, respire e olhe o mundo ao redor


Jogos pelo 'zap', vídeos e mais: como cultivar amizades isolados em casa?

LucaLorenzelli/Getty Images/iStockphoto
Imagem: LucaLorenzelli/Getty Images/iStockphoto

Nathália Geraldo

De Universa

20/03/2020 04h00

Não à toa, quando ficamos mais velhos, sentimos que é mais difícil fazer novos amigos. A psicologia explica que buscar novos contatos, em meio a tantos compromissos, pode ser um "investimento sem garantia de retorno". E é por isso que, em tempos de isolamento social por conta do Coronavírus, muita gente está incluindo atividades com os "velhos amigos" — todos, claro, feitas virtualmente — na rotina. Ou, simplesmente, retomando os laços com quem está sob o mesmo teto.

A psicóloga clínica Mariana Luz explica que intensificar o contato virtual — em tempos de ansiedade generalizada — funciona como uma válvula de escape emocional."Nestes tempos, os vínculos são importantes, inclusive retomando ligações, mensagens...Mesmo porque ele é significado de esperança e de autocuidado. Isso porque saber dos outros, se eles estão bem, também nos ajuda a nos mantermos saudáveis emocionalmente", explica.

O que você tem feito para manter os amigos "por perto"?

Amizades em tempos de Coronavírus

O isolamento social é uma das condutas recomendadas por conta da escalada de contaminação do Coronavírus; impacta no mercado, sim, até das casas de swing, que divergem sobre os riscos oferecidos aos clientes.

Fato é que quem está trabalhando em home office e não vai a barzinhos ou restaurantes, como é recomendado pelas autoridades de Saúde, pode se sentir um pouco sozinho.

A estudante de Moda Alice Galvão Bispo sabe bem o que é isso. Por tomar medicamentos imunossupressores, ela tem atestado médico para ficar 15 dias em casa, a princípio, enquanto o Coronavírus circula por aí. O jeito, conta ela, foi se manter em casa e estreitar os laços com a irmã, com quem já se dá bem.

"De manhã, fizemos alongamento juntas e também preparei um almoço para nós, um risoto de vegetais", explicou a estudante, que está apenas se resguardando, sem nenhum sintoma de Coronavírus. A foto da refeição foi até para as redes sociais de Alice, que o intitulou como um "almoço romântico". "E já liguei para alguns amigos também para conversar".

"Me liga, me manda um telegrama"

Manter os contatos virtuais — por WhatsApp, telefone, ou redes sociais — é uma das formas de criar um "senso de coletividade", explica a psicóloga Mariana Luz. Quem mora com pessoas mais velhas, pais e avós, também pode dar uma forcinha para a comunicação deles ser mais fácil. "Se estiver em casa, pode ensiná-los a mexer nas redes sociais, para que eles tenham contato com os amigos".

Faça videoconferências, brindes "virtuais"

O home office reduz, no mínimo, o tempo de deslocamento que você teria para ir de casa ao trabalho. Aproveite essa facilidade para ficar on-line com seus amigos: marque um horário para se conectar em plataformas como Skype, WhatsApp, FaceTime. É importante falar sobre o que está acontecendo e também se distrair com outros temas. Ah, e cada um pode ficar com seu copo ou taça para fazer um brinde virtual enquanto coloca a fofoca em dia.

Crie grupos no WhatsApp e vá para o combate contra fake news

Grupo WhatsApp coronavírus - Reprodução/WhatsApp - Reprodução/WhatsApp
Crie grupos no WhatsApp para manter a conversa com amigos, familiares e com colegas de trabalho
Imagem: Reprodução/WhatsApp

Manter o contato virtual, inclusive com colegas de trabalho que estão eventualmente em home office, também diminui a sensação de solidão que pode surgir enquanto você estiver em casa.

Os grupos também servem para que você possa compartilhar notícias de fontes confiáveis — o VivaBem tem matérias relacionadas a cuidados com saúde e outros detalhes — sem deixar que a fake news deixe as pessoas ainda mais nervosas/ansiosas.

Marque seus amigos nos memes

foi mal :(

Uma publicação compartilhada por melted videos (@meltedvideos) em

A previsão é que o pico da covid-19 aconteça entre abril e maio. Mas não sabemos até quando as medidas de prevenção deverão ser seguidas. Isso significa que o tema pode pulverizar e, por vezes, se tornar meme. Lembrar-se de marcar os amigos nas mensagens para que eles se distraiam também pode ajudar a mostrar que estamos juntos — mesmo que virtualmente — durante a pandemia.

Combine aulas coletivas disponibilizadas virtualmente

Academias, grupos de dança, cursos de yoga estão suspendendo as aulas presenciais e alguns profissionais oferecem aulas virtuais para que os alunos não fiquem parados. A dica é convidar os amigos para todos fazerem a atividade — assim, vocês poderão conversar depois sobre o que rolou e ainda conseguem manter minimamente a rotina de que gostam.

Jogos e palestras on-line

Você sabia que dá para jogar Uno e jogo da velha pelo WhatsApp? Games com mais de um jogador, assistir a palestras disponíveis pela internet e, claro, dar o play no filme da Netflix no mesmo momento ou fazer um clube da leitura virutal para comentar com os amigos também são opções de entretenimento.

Isolados com amigos?

Vale dizer que caso você tenha a ideia de "se isolar com amigos", como fez a cantora Anitta, é preciso ficar distante de quem não está/esteve em isolamento (frequentou lugares com aglomeração, por exemplo, por descuido ou por forças maiores) nem compartilhar objetos com essa pessoa.