Topo

Pentear fios ressecados, como faz Marcela do BBB, piora saúde do cabelo?

Reprodução/Globoplay
Imagem: Reprodução/Globoplay

Nathália Geraldo

De Universa

20/03/2020 14h37

O aspecto ressecado do cabelo de Marcela, no BBB, e a forma com que ela escova os fios — causando até barulho na tentativa de desembaraçar os nós — têm gerado comentários nas redes sociais.

Parte dos usuários do Twitter afirma que está "incomodada" com a aparente falta de hidratação dos fios da sister. Cada vez que ela tenta escová-los, a internet questiona se isso não pode prejudicar a saúde do cabelo. Pode mesmo? Conversamos com a tricologista Viviane Coutinho para entender quais são os impactos desse simples hábito de beleza.

Pentear fios aparentemente ressecados piora saúde capilar

"Eu tenho gatilho do barulho que a Marcela faz penteando o cabelo", "Marcela, por favor, tenha piedade do seu cabelo", "Eu já estou traumatizada com o barulho da Marcela penteando o cabelo toda vez que ela aparece". O público que acompanha o Big Brother Brasil — e comenta quase tudo no Twitter — reparou que, ao escovar os cabelos, Marcela acaba fazendo bastante força para desembaraçá-los.

A dificuldade de alinhar os fios e tirar os nós, explica a tricologista Viviane Coutinho, não é por acaso: quando os fios estão ressecados, sem o uso de cosméticos ou produtos naturais (como óleos vegetais) que tragam nutrientes à estrutura capilar, realmente fica mais difícil de penteá-los.

Marcela antes do BBB - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Cabelo de Marcela antes do confinamento; descoloração para loiro requer mais cuidados, explica especialista
Imagem: Reprodução/Instagram

"O que se percebe é que o cabelo dela está ressecado, porque tem química, com a descoloração do loiro, tem um aplique que está sem manutenção e, até quando podemos ver, não tem recebido tratamento nenhum. Então, ela puxar a escova nos fios, com o barulho que faz, é uma agressão a eles. Pode quebrar a fibra capilar, que já está bastante fragilizada", explica.

Mudança de rotina

O confinamento do BBB, avalia a tricologista, e a mudança de hábitos de autocuidado e até de alimentação dos participantes também fazem com que a saúde capilar de cada um deles fique comprometida.

"O estresse de estar participando do reality, a alimentação, que não é tão regrada, a diminuição de atividades físicas, tudo isso pode refletir na hidratação e em outros aspectos do cabelo".

O uso de megahair sem manutenção necessária também pode comprometer a hidratação dos fios. "O aplique precisa de cuidados tanto quanto o cabelo natural, especialmente se os fios usados não forem sintéticos", acrescenta Viviane.

O que fazer, então, para ter fios mais saudáveis?

Hidratações caseiras, rituais de umectação com óleos de macadâmia, abacate, explica a especialista, devolvem os nutrientes necessários para um cabelo que tem aparência ressecada.

Caso não seja possível aplicar algum produto emoliente nos fios ou seguir essas orientações, escolher outro acessório para escová-los já é um primeiro passo. "Usar um pente, com dentes mais largos, já ajudaria muito", pontua.

Pentear o cabelo molhado resolve?

Viviane explica que, via de regra, pentear o cabelo molhado não é recomendado. "O fio está elástico e pode quebrar com mais facilidade. Sugiro passar os dedos entre os fios e, depois de retirado o excesso de água, sim, usar pente ou escova, dependendo do tipo de cabelo".