Topo

No aniversário, Simone Biles pede justiça para vítimas de abuso sexual

Simone Biles venceu 25 medalhas em campeonatos mundiais; 19 delas de ouro - Reprodução/Instagram
Simone Biles venceu 25 medalhas em campeonatos mundiais; 19 delas de ouro Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa

15/03/2020 16h39

Simone Biles 23 anos pedindo à USA Gymnastics, a federação de ginástica americana, que faça uma investigação independente do caso de Larry Nassar, ex-médico que está cumprindo pena de prisão perpétua após ser considerado culpado por acusações de pornografia infantil e má conduta sexual. Seu julgamento ocorreu em 2018.

Tudo começou quando, neste sábado (14), a entidade enviou à ginasta mais premiada de todos os tempos um tweet de aniversário que dizia: "Sabemos que você só vai continuar nos surpreendendo e fazendo história!". Ao que Biles disparou: "Que tal você me surpreender e fazer a coisa certa... Faça uma investigação independente".


Biles é uma das mais de 150 mulheres e meninas que acusaram Nassar de agressão sexual ao longo de seus 25 anos de trabalho na USA Gymnastics. Ela tem criticado a forma como a entidade lidou com o caso, antes e depois da condenação.

No ano passado, a USA Gymnastics propôs um acordo de 215 milhões milhões de dólares para as vítimas de Nassar sob o pretexto de lhes dar tratamentos médicos.

No entanto, Biles queria que a instituição iniciasse uma investigação para entender melhor como Nassar foi capaz de atacar tantas mulheres jovens e como o corpo de profissionais do esporte tentou encobrir seus crimes.