Topo

Russa omite gênero para lutar boxe contra homens e é comparada a Mulan

Tatyana Dvazhdova, lutadora de boxe - Reprodução/Instagram
Tatyana Dvazhdova, lutadora de boxe Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa, em São Paulo

10/03/2020 10h53

"Uma Mulan moderna". É assim que a pugilista russa Tatyana Dvazhdova, de apenas 22 anos, foi pintada pela imprensa internacional. Ela vinha omitindo seu gênero para poder participar de combates de boxe contra homens e provar seu talento.

De acordo com o site Unilad, Tatyana fez tudo o que pôde para se apresentar com um visual masculino e não levantar questionamentos: cortou os cabelos curtinhos, deixou de depilar as pernas e usava faixas no peito, para esconder os seios.

Natural de São Petersburgo, ela luta desde os 16 anos e afirma ter vencido todas as suas 17 lutas amadoras, sempre contra homens. Em seu Instagram, ela diz que também vem fazendo MMA.

"Estava tudo indo bem com os treinos, até meu técnico me dizer que eu enfrentaria uma garota em breve. Eu falei que queria fazer uma luta como um homem, porque sentia que podia fazer isso e vencê-los. Ele disse que as regras me impediam disso, então, deixei aquela equipe", contou Tatyana.

"Eu sempre quis lutar apenas contra homens, porque dizem que as mulheres são mais fracas e eu queria provar o contrário", explicou a pugilista.

A saída encontrada por ela não foi das mais indicadas: passou a lutar em eventos clandestinos na rua, enfrentando homens. Tatyana mais tarde decidiu voltar aos ringues.

Como não podia se apresentar como Tatyana, usou o passaporte de um amigo e lutou sob o nome Vladimir Ermolaev.

Tatyana também tinha de esconder características femininas nos dias de luta, então, tentava sempre se manter em silêncio. "Eu tentava não falar com meus rivais, não dizer uma palavra sequer, para não me expor. Os caras não faziam ideia de que tinham sido derrotados por uma garota".

Apesar do sucesso, Tatyana afirma que se cansou de ter de mentir. Ela afirma que fez um pedido oficial para enfrentar um homem em um torneio - não especificado - em setembro. A lutadora ainda aguarda a confirmação.

#summertimesadness

Uma publicação compartilhada por ???? ???????? (@tanya_giena) em

How I spend my summer

Uma publicação compartilhada por ???? ???????? (@tanya_giena) em