Topo

Desbotou? Quebrou? 10 dicas de Rodrigo Cintra para recuperar os fios

Getty Images
Imagem: Getty Images

Rodrigo Cintra

Colaboração para Universa

10/03/2020 04h00Atualizada em 12/03/2020 11h05

Sabe aquele sol que te deixou bronzeada? E aquela água salgada do mar que foi ao encontro com você na praia? Ou quando mergulhou de cabeça na piscina? Pois é! A diversão no verão, mesmo com alguns cuidados, pode ter deixado seus fios opacos, quebradiços, ressecados, com muito frizz e desbotados. Separei algumas dicas infalíveis - e superfáceis - que vão devolver o brilho e maciez para seu cabelo e deixá-lo preparado para encarar o outono.

Atenção ao básico

Escolha xampu e condicionadores específicos para o seu tipo de fio. Lembre-se da temperatura da água: sempre morna. Se estiver muito quente, além de estimular a oleosidade do couro cabeludo, as escamas do cabelo se dilatam, levando ao ressecamento.

Para potencializar o tratamento, os xampus hidratantes, aqueles mais leitosos com textura cremosa e consistência mais densa, são ótimos para dar um up na hora da lavagem.

Cronograma capilar

Todos os cabelos podem fazer o cronograma capilar, mas é preciso entender o tipo de raiz e de fio, pois as necessidades são diferentes. Faça o teste de porosidade. Tire um fio e deixe em um recipiente com água. Se ele flutuar tem baixa porosidade, isto é, a água não entra na fibra, o que mostra que é um cabelo saudável. Para eles, indico apenas hidratação (que devolve água ao fio) como manutenção a cada 15 dias.

Se afundar, significa que é poroso e está danificado por conta das fontes de calor, como o secador e excesso de produtos químicos. Neste caso, indico a reconstrução. Lembrando que, em excesso, ela pode enrijecer o fio e levar à quebra da fibra.

Agora, se o fio ficar no meio do copo, ele tem média porosidade. É um cabelo que precisa de um tratamento de reconstrução e deve ser mantido com nutrição, a cada 20 dias. Cabelo com química pode fazer reconstrução uma vez por mês. Enquanto os afros devem receber primeiro hidratação e só depois a reconstrução -como é um fio mais frágil, a fibra pode quebrar com mais facilidade.

Creme estraga!

Sim. Evite colocar a mão na máscara, pois se nela tiver algum resíduo de outro cosmético ou até mesmo suor, o PH pode ser modificado, alterando o resultado do produto. Por isso, o ideal é usar sempre uma espátula.

Faça massagem

Resultado de salão também se conquista com produtos aliados a uma boa massagem. Aplique o xampu e faça movimentos circulares com as pontas dos dedos no couro cabeludo.

O truque da toalha

Para a máscara penetrar no fio com mais facilidade e eficiência, jogue água quente em uma toalha de rosto, torça para sair todo o líquido e preserve apenas o calor. Aplique a máscara e enrole a toalha nos fios. A temperatura vai dilatar as escamas do cabelo, proporcionando uma maior penetração do produto e potencializando o resultado. Deixe pelo tempo indicado no rótulo. Enxágue bem.

Vá de leve na química

Dê uma pausa nos procedimentos químicos. Isso é importante para que os fios se restabeleçam, consigam ficar fortes e bem hidratados. Caso não consiga ficar longe do secador, chapinha ou babyliss, aplique o protetor térmico.

Power, rápido e eficaz

Atualmente existem produtos inteligentes que fazem uma manutenção e reconstrução incrível nos cabelos. Para as mulheres que possuem uma rotina agitada e não podem se estender muito tempo no salão, peça para seu profissional a linha de hidratantes à base de pró-vitamina B5, óleos essenciais, buriti, monoi e proteína da seda, que são capazes de agir em 3 minutos, tirando os resíduos capilares e proporcionando um resultado de alta performance.

De olho no rótulo

O grande objetivo das marcas, hoje em dia, é desenvolver cosméticos que aliem tecnologia aos benefícios naturais. Para escolher os componentes milagrosos que vão te ajudar a recuperar a saúde do fio, vale ficar de olho no rótulo e buscar por ingredientes como: aloe vera, altamente hidratante; extrato de menta, ótimo para circulação sanguínea; proteína do linho, mantém os fios fortes e brilhantes; e o açaí, fonte de proteínas que estimulam o crescimento.

Banho de colágeno

Se você deseja mais nutrição e quer deixar os cachos mais emolientes, opte pelo banho de colágeno. Como um ótimo atuante na fibra capilar, ele combate o ressecamento, a desnutrição, a opacidade e a queda, principalmente após procedimentos químicos, como colorações, descolorações e alisamentos (sem a manutenção adequada).

Procedimentos à base de colágeno formam uma espécie de filme protetor ao redor do fio, que retém água, ajudando a prolongar a hidratação e resultando em um visual com bastante brilho, maciez e movimento. Além disso, as fórmulas ricas em lipídios e ácidos graxos essenciais, somados à potente ação desse ativo, quase que milagroso, podem potencializar a absorção da substância, proporcionando a reestruturação entre as camadas superficiais.

É brilho que você quer?

O spray de brilho cria uma camada protetora que proporciona uma ação reparadora nas pontas. Contento micropartículas que evitam aquele aspecto oleoso, o produto deve ser borrifado a uma distância de 30 centímetros dos fios, e não deve ser utilizado na raiz.