PUBLICIDADE

Topo

"Tinha vontade, mas não tinha lubrificação", diz Maria Eugênia; veja causas

Maria Eugênia superou problemas de lubrificação com gel - Reprodução
Maria Eugênia superou problemas de lubrificação com gel Imagem: Reprodução

De Universa

09/03/2020 12h53Atualizada em 09/03/2020 16h19

Falta de lubrificação é um problema relativamente comum entre as mulheres na hora do sexo. Mas entender a questão, compartilhá-la com o parceiro (a) e buscar a causa nem sempre é fácil. Foi o que aconteceu com a apresentadora Maria Eugênia Suconic, que compartilhou a experiência em um vídeo de campanha da marca de lubrificantes K-Y divulgado neste domingo (8), Dia Internacional da Mulher.

"Tinha vontade de transar, mas não tinha lubrificação nenhuma. Aí você já deixa a outra pessoa insegura, porque ela já pensa que você não está querendo", explicou. Segundo a apresentadora famosa pelo reality show "Adotada", da MTV, a secura vaginal foi provocada pelo uso de uma medicação que ela tomava.

Sim, medicamentos, como ansiolíticos e antidepressivos, influenciam na produção de lubrificação e interferirem na libido. Pílulas anticoncepcionais também podem afetar a lubrificação — mesmo com a libido firme, forte e operante. Mas tem algumas maneiras para encontrar uma causa. Listamos aqui algumas:

Falta de lubrificação artificial

Não, não tem problema em interromper o clímax para aplicar lubrificantes à base de água. Eles são vendidos em qualquer farmácia ou sex shop. Antes de comprá-los, certifique-se que não tem alergia a elementos como corantes ou outras substâncias (em alguns casos, os géis podem dar sensação de calor ou frio para dar uma diferenciada na hora da penetração).

Falta de preliminares

Sexo oral é bom para todo mundo e especialmente para estimular a lubrificação. Peça para o marido, esposa, namorado, namorada, ficante, enfim, para o seu par investir na oralidade da história da sexualidade humana.

Beba água

Como em qualquer tarefa da vida, é bom se hidratar. A desidratação pode ser um dos motivos para causar ressecamento vaginal.

Masturbação e pompoarismo

A masturbação vai ajudar você a se entender melhor e a repassar suas demandas ao seu par sexual. Há também exercícios básicos de pompoarismo, como imaginar que está segurando xixi, que podem dar uma mão.

Vá ao ginecologista

O ressecamento vaginal pode ser sintoma de um problema ginecológico, como infecções ou alterações hormonais que impedem a lubrificação mesmo seguindo vários métodos. Mas calma. Se você passa regularmente com um ginecologista, ele poderá avaliar o que realmente está acontecendo contigo, pedir exames e fazer análises mais detalhadas.

Papo de vagina