Topo

Stella McCartney cria 1º casaco de pele falsa ambientalmente sustentável

20.09.2019 - Supermodelo Natalia Vodianova usou primeiro protótipo do casaco de pele sustentável de Stella McCartney ao comparecer a desfile da marca desfile em Paris (França) - Iconic/GC Images
20.09.2019 - Supermodelo Natalia Vodianova usou primeiro protótipo do casaco de pele sustentável de Stella McCartney ao comparecer a desfile da marca desfile em Paris (França) Imagem: Iconic/GC Images

De Universa, em São Paulo

06/03/2020 11h45

A estilista Stella McCartney criou o primeiro casaco de pele sustentável do mundo da moda. Em parceria com a marca KOBA, ela desenvolveu uma pele sintética que rejeita o processo de criação de outros produtos do tipo, sendo 37% feito com materiais tirados de plantas.

Normalmente, casacos de pele falsos usam materiais derivados do petróleo, além de misturas de poliéster e acrílico, o que — apesar de não matar nenhum animal — faz com que eles demorem muito para biodegradar uma vez que são descartados pelos compradores.

Além de substituir estes materiais, o novo casaco "de pele" de McCartney consome 30% menos energia em sua produção, e emite 63% menos gases do efeito estufa no processo.

O primeiro protótipo do casaco foi usado por Natalia Vodianova no desfile de primavera-verão da grife de McCartney em Paris, em setembro do ano passado. A supermodelo não esteve na passarela, mas assistiu ao desfile da primeira fila.

Já a versão para comercialização do casaco deve entrar no estoque da grife ainda este ano.