Topo

Look de desfile: 3 makes com lápis de olho preto para recriar em casa

Modelo no desfile da Dior, na Semana de Moda de Paris - Piero Biasion/Xinhua
Modelo no desfile da Dior, na Semana de Moda de Paris Imagem: Piero Biasion/Xinhua

Aline Fava

Colaboração para Universa

04/03/2020 04h00

A beleza dos desfiles da temporada de inverno 2020 foi marcada por peles leves e olhos poderosos. Por várias vezes, o lápis preto se destacou como uma ferramenta bem versátil. Ele apareceu em traços bem definidos ou efeitos borradinhos, sozinho ou acompanhado de sombra ou ainda em perfeita sintonia com o delineador.

Universa conversou com a beauty artist Leila Turgante, do Group Art Management, que já maquiou Marina Ruy Barbosa e Jessica Chastain, entre outras famosas, para conseguir dicas certeiras de como recriar 3 looks das passarelas em casa.

Para o inverno 2020 da Dior, Peter Philips, diretor criativo de make up da marca, enfatizou os olhos com três estilos diferentes misturando lápis e delineador. Leila diz que a maior dificuldade dessa maquiagem é encontrar um produto que seja 100% à prova d'água, pois é mais fácil borrar na parte de baixo.

No desfile, os produtos usados foram o Diorshow Khôl, que é um lápis de alta intensidade e aderência impermeável e o Diorshow On Stage Liner, caneta delineadora de efeito matte.

"Faça um traço bem fininho na parte de cima, começando do canto interno dos olhos até o canto externo acompanhando e encostando nos cílios. Depois, você parte para o delineado embaixo, sempre perto dos cílios também e vai engrossando aos pouquinhos, para não correr o risco de ficar supergrosso", explica Leila.

Para a parte de baixo, Leila indica o delineador em pasta aplicado com pincel chanfrado. Ela ressalta que o gatinho tem que ser feito com os olhos abertos, para ir olhando e medindo a simetria dos traçados. Para finalizar, você pode dar leves batidinhas de pó translúcido para garantir que ele fique bem sequinho e não borre tudo para baixo. Borradinho Marc Jacobs

Se você achou o delineado da Dior muito difícil de recriar, não desista! O olho esfumado borradinho do desfile de Marc Jacobs exige menos habilidade, mas garante um efeito incrível.

Você vai precisar de um lápis preto mais cremoso, pois o de textura seca não dá para esfumar. Se for à prova d'água, melhor. Leila ensina como fazer.

"Passe o lápis na linha d'água e um pouquinho para fora, na raiz dos cílios. Depois, esfume-o com um pincel de esfumar pequeno ou mesmo um cotonete, já que a ideia é usar o efeito só nas bordas dos olhos, sem espalhar para a pálpebra toda, deixando só um contorninho que não vai ficar marcado ou definido, uma leve esfumadinha. Depois, aplique uma sombra preta por cima para ficar mais intenso, mais pretinho."

Um exemplo de boa mistura de lápis com sombra rolou no desfile de Tom Ford. E para deixar a maquiagem ainda mais glamourosa, foi escolhido o efeito metalizado com a mistura de cobre e dourado.

Para chegar nesse resultado, é só aplicar a sombra acobreada na pálpebra inteira, do início da sobrancelha até o final. No meio da pálpebra, vem um segundo tom metalizado, com a sombra dourada. A parte de baixo também recebe a mistura de sombras metalizadas, acompanhando todo o desenho do olho.

"O lápis entra na linha d'água e na raiz dos cílios, contornando o olho todo. Ele é quase o esfumado do Marc Jacobs, mas bem mais sutil, que pode ser feito com um lápis de esfumar bem pequeno ou mesmo um cotonete", explica Leila.

Para a aplicação da sombra, Leila dá uma dica: "É importante ir na diagonal do olho. Do início dos olhos em direção ao início da sobrancelha e do final dos olhos em direção ao final da sobrancelha. Assim, você evita o efeito 'olho caído'".