Topo

Transforma

Mulheres protagonizam um mundo em evolução


Rafa Brites fala sobre desconforto com mamografia: 'Mas não deixo de fazer'

De Universa, em São Paulo

03/03/2020 13h19

Rafa Brites usou o Instagram para tentar conscientizar o público sobre a importância da mamografia, mesmo que tenha admitido que não se sente totalmente confortável com o exame. A apresentadora frisou que este desconforto não a impede de fazer o teste.

"Pois bem, vou falar sobre o meu momento de vulnerabilidade. Estou sempre aqui [nas redes sociais] falando que estou empolgada, que tenho muitas coisas legais para fazer, e hoje vou fazer uma coisa que eu não gosto muito", começou ela.

"Não gostar não significa que eu não vou fazer, mas eu estou indo para fazer o exame de mamografia. Vocês vão falar assim: 'Nossa, que horror, Rafa, dizer que não gosta, tem que chamar as mulheres para fazer'. Então, eu não gostar não quer dizer que eu não faça, tá?", destacou.

"Porque eu faço, inclusive porque minha mãe teve câncer de mama, sempre faço, mas me dá um ruim. Posso ter um ruim? Não gosto. Talvez seja trauma porque ela teve câncer de mama, então eu tenho gatilho ali que é ruim", justificou ainda.

Brites chegou a dizer que a vida de sua mãe foi salva pela mamografia. "Ela só descobriu [o câncer] porque fez o exame. Estava muito no começo, foi super... tranquilo nunca é, né? Mas ela não teve que fazer quimioterapia, só fez a rádio e a operação", contou.

Mais tarde, a gaúcha surgiu no consultório do médico para mostrar para as seguidoras que nunca fizeram mamografia como é o exame. "Às vezes as pessoas se assustam, acham que machuca. Tem a máquina aqui, você vai colocar o seio, isso aqui desce e você não respira. Depois faz de frente e de lado", explicou.

Ela disse que hesitou antes de compartilhar este momento com os fãs: "Eu falei: 'Nossa, que coisa íntima de mostrar, né?'. Só que eu pensei que mostro tanta coisa boba aqui, tanta coisa que eu conto e que eu faço. Isso aqui é uma coisa real para as mulheres, mas não é muito glamouroso".

"Lembrando que eu estou no hospital particular, mas o SUS [Sistema Único de Saúde] tem que fazer também, tá, gente? Ele é obrigado a fazer exames de rotina para todas as mulheres", finalizou.