Topo

Vídeo no TikTok de jovem realizando aborto viraliza e levanta debate na web

Reprodução/TikTok
Imagem: Reprodução/TikTok

De Universa, em São Paulo

02/03/2020 17h15

Um vídeo gravado e compartilhado no aplicativo TikTok gerou debate e revolta nas redes sociais. Nele, uma jovem nos Estados Unidos descobre estar grávida e vai até uma clínica de aborto para realizar o procedimento.

A gravação, intitulada "Hora do aborto! Parte 2", acompanha todos os trajetos da garota, chamada pelo nome de Ashley pela amiga que grava o "passo a passo", dona do perfil @cpcake2 - agora bloqueado para perfis desconhecidos.

O vídeo começa com a exibição de um teste de gravidez, passa por Ashley exibindo a barriga, até chegar à Paternidade Planejada, organização sem fins lucrativos responsável por metade dos abortos realizados nos Estados Unidos.

Na sala de espera para o procedimento, um casal com a aparência triste é filmado e comparado à Ashley, que comemora. "Há dois modos de aborto", descreve a legenda.

A música "It Will Rain", do cantor Bruno Mars, é usada como trilha-sonora para o TikTok.

O vídeo despertou comentários revoltados de ativistas contra o aborto. Charlie Kirk, presidente de um grupo conservador chamado Turning Point USA, descreveu a gravação como "doente e depravada".

Já Lila Rose, presidente do Live Action, considerou o que viu uma "crueldade". Ela pediu ainda para que, quem a acompanhasse, orasse para a jovem.