Topo

Gay, ex-líder de terapia para 'conversão' diz que sofreu 'lavagem cerebral'

McKrae Game - Reprodução
McKrae Game Imagem: Reprodução

De Universa, em São Paulo

28/02/2020 14h09

McKrae Game, conhecido por fundar um dos maiores grupos de terapia para a "conversão gay", ou "cura gay", o Hope for Wholeness, revelou ser homossexual em setembro do ano passado.

Num depoimento ao jornal The Guardian publicado hoje, ele falou sobre os passos que o levaram a virar um líder de terapia e o arrependimento que sentiu por isso, dizendo que sofreu uma "lavagem cerebral".

Game contou que saiu de casa aos 18 anos e ficou amigo de um vizinho. "Estava tomando uma cerveja com ele uma noite e perguntei se ele era gay. Eu contei a ele que eu sempre me perguntei se eu era", relembrou.

Naquela noite, os dois ficaram juntos porque ele queria saber como era se relacionar com um homem, mas disse ter se sentido incomodado com a situação no fim das contas. "Quando eu era criança, a palavra 'gay' era um insulto; Eu só ouvi coisas negativas sobre a vida homossexual."

Aos poucos, no entanto, ele disse que aprendeu a assumir sua sexualidade e teve um relacionamento. Os dois estavam prestes a ir morar juntos quando o parceiro lhe contou que havia matado uma pessoa ao dirigir embriagado e havia sido condenado a oito anos de prisão por homicídio culposo. "Eu estava apaixonado por ele, mas ele foi tirado da minha vida", relembrou.

A ideia de ficar sozinho o deixou assustado e parte dele queria ter uma esposa e filhos. "Quando um amigo e sua esposa me dissera para ir à igreja, decidi dar uma chance. Depois de alguns meses, senti que eu tinha encontrado algo significante: Eu acreditava que Deus me amava e tinha um plano pra mim - e esse plano não incluía homossexualidade."

Um dia, quando estava dirigindo, ele ouviu no rádio uma propaganda para uma conferência cristã direcionada a gays e lésbicas. "Se você é e não quer ser, mude", dizia o anúncio. Ele foi à conferência e conheceu um conselheiro de um grupo de apoio a homens que estavam "saindo da homossexualidade". "Discutimos como eu poderia ser mais masculino e sair com mulheres novamente. Eu o vi nos oito anos seguintes", afirmou.

Game conheceu sua esposa na igreja e começou a trabalhar com seu conselheiro para ajudar outros gays cristãos até que decidiu começar seu próprio grupo de terapia. "Sentia como se estivesse em uma missão de Deus. Aconselhei centenas de clientes por mais de 28 anos. Mas enquanto dizia aos outros para reprimir sua sexualidade, ainda estava lutando com a minha."

Um dia, o presidente do conselho do ministério entrou em seu escritório e disse que havia descoberto que ele ainda assistia vídeos pornôs gays e o demitiu. "Percebi que tinha sido usado como uma ferramenta pela igreja. Ele queria dizer: 'Olha, esse cara mudou, você também pode.' Mas eu não havia mudado. Cerca de 18 meses depois que fui demitido, postei no Facebook: 'Não tenho espaço para o ódio no meu coração. Eu sei que não sou anti-gay. Eu sou gay. Eu recebi centenas de mensagens. A maioria das pessoas ficou agradecida, mas algumas ficaram com muita raiva", diz.

Game diz que a experiência não abalou sua fé em Deus e que quer "ajudar a igreja a amar e aceitar as pessoas, independentemente de sua sexualidade." "Sinto como se tivesse escapado de um culto: fiz uma lavagem cerebral por 28 anos. Agora posso começar a explorar quem sou autenticamente."