Topo

Força, cabelo! Rodrigo Cintra dá dicas para fios saudáveis pós-Carnaval

Getty Images
Imagem: Getty Images

Rodrigo Cintra

Colaboração para Universa

28/02/2020 04h00

O Carnaval terminou, tanto para aquelas que curtem a folia com fantasia, muito glitter, spray de tinta, gel e mousse para manter tudo no lugar, como para aqueles que fogem das festas e correm para aproveitar o feriado na praia ou na piscina. Seja onde for, a saúde dos fios, depois de enfrentar essa época do ano, deve ganhar uma maior atenção.

Nada melhor do que ter aquela sensação de um couro cabeludo limpo e sem resíduos, além de fios bem cuidados, fortes e brilhantes, né? Um bom detox capilar para retirar todo o excesso de produtos de quem usou e abusou deles para criar cabeleiras festivas e psicodélicas pode ser um dos caminhos.

Já para quem abusou do cloro, sol, mar, cabelo ao vento e suor, pode ter conquistado um processo oxidativo danoso aos fios, principalmente por conta dos raios UV.

O sol, que a gente tanto ama para ficar com aquele bronze, é o mesmo que prejudica a cutícula do cabelo, acabando com as proteínas, melanina, responsável pela pigmentação, e a queratina. O que transforma aquela linda cabeleira em fios desbotados, ressecados com possibilidade de quebra e sem brilho.

Existem alguns bons e velhos truques de cuidados que te salvam e trazem de volta o brilho e maciez.

Lave, mas lave muito

O primeiro passo começa pela lavagem básica do cabelo. Para tirar aquele gel de glitter que endureceu sem dó nem piedade, sem correr o risco de quebrar os fios com movimentos mais bruscos, o ideal é sempre apostar nos xampus antirresíduos.

A maioria desses produtos contém sulfato, substância que funciona como se fosse um detergente, produzindo muita espuma e limpando de forma profunda. O problema é que, em excesso, eles podem danificar o cabelo e alterar o PH da fibra capilar, deixando os fios frágeis, ressecados e com maior probabilidade de quebra.

Por isso, o primeiro passo é usar produtos sem sulfato, que limpam de forma mais suave, mantêm os fios hidratados e evitam o ressecamento. A sensação da pouca espuma pode dar a impressão que seus cabelos não estão sendo limpos direito, mas não se preocupe: dessa forma, você garante sim uma boa limpeza e o melhor: fios muito mais saudáveis!

Invista no couro cabeludo

Não tenha medo ou preguiça na hora de esfregar a região durante o banho. Mas atenção: isso não significa colocar muita força, e sim massagear o couro cabeludo apenas com uma leve pressão, deslizando os dedos de forma circular, sem usar as unhas, fazendo com que os resíduos sejam eliminados mais facilmente.

Além do xampu sem sulfato, você pode optar por um com ação esfoliante, que melhora a circulação e estimula o funcionamento correto das glândulas sebáceas.

Evite finalizadores no dia do detox capilar

Grande parte dos finalizadores, como ativadores de cachos, reparadores de pontas, mousses, pomadas e óleos sem enxágue são à base de silicone, com resíduos difíceis de serem dissolvidos e que se instalam no couro cabeludo.

Essas partículas acabam obstruindo a drenagem do sebo da raiz para as pontas, causando ressecamento e provocando descamação. Não que o uso esporádico desses produtos seja ruim, mas se o seu objetivo é promover uma desintoxicação capilar, não é recomendado usá-los no dia do seu detox.

Invista nas máscaras

Sabemos que a exposição exagerada do sol, seja nos bloquinhos de rua, na praia ou na piscina, proporciona o ressecamento dos fios. A ação mais eficaz é a hidratação. Por isso, vá de máscara capilar! Após utilizar o xampu, aplique o produto e deixe agir por aproximadamente cinco minutos (ou de acordo com a embalagem).

Não passe a máscara na raiz, apenas no comprimento e pontas, evitando o excesso de oleosidade na região, que pode levar à caspa. Além de deixar resíduos no couro cabeludo, o produto em excesso faz o aspecto dos fios ficar mais pesado e opaco.

Dica importante: massageie caprichosamente os fios durante o tempo em que o produto está em ação e lembre-se que máscara não foi feita para ficar agindo por muito tempo. Retire no tempo certo e enxágue bem, sem deixar qualquer resto do produto nos cabelos; é mito aquela história de que um restinho de máscara ajuda a controlar o volume. Por isso, nada de fazer a "cremosinha" com o cabelo encharcado de máscara.

Qual é máscara ideal para meu cabelo?

Para o tratamento ser eficiente, você deve optar pela máscara certa. Cada tipo de cabelo danificado precisa de uma substância de recuperação específica. Se você resolveu descolorir os fios para o carnaval, as máscaras de reconstrução são a solução. Normalmente, os produtos à base de queratina reconstroem os fios, evitando a quebra e deixando os fios mais firmes.

Já o excesso de tudo que deixa o fio ressecado, como cloro de piscina, sal do mar e os raios solares, pedem por máscaras de nutrição. À base de óleos, essas substâncias são responsáveis por recuperar o brilho e maciez do cabelo.

Óleos reparadores e vitamina T

Sabe aquele babyliss ou chapinha que deixou seu cabelo lindo no Carnaval? Pois é! As pontas duplas são um grande reflexo de altas temperaturas nos fios. Mas, podemos recuperá-las! Os óleos reparadores proporcionam um efeito de selagem e os fios ficam inteiriços da raiz até a ponta.

Outra opção, um pouco mais prática, é a famosa vitamina T: tesoura no cabelo! A forma mais eficaz de se livrar das pontas duplas e deixar o cabelo mais saudável, é retirá-las.