Topo

Franjas: é hora de dar movimento sexy para as suas roupas

A atriz Charlize Theron em festa pós-Oscar - JEAN-BAPTISTE LACROIX/AFP
A atriz Charlize Theron em festa pós-Oscar Imagem: JEAN-BAPTISTE LACROIX/AFP

Paula Roschel

Colaboração para Universa

18/02/2020 04h00

Roupas com movimento estão em alta. Elas podem ter tecidos mais leves ou modelagens esvoaçantes; porém, o que está ganhando o coração das famosas nos últimos eventos do showbizz são as franjas. Aliás, muitas franjas!

A atriz Charlize Theron, por exemplo, desfilou um modelo de alta-costura Christian Dior na festa da revista americana Vanity Fair, que celebrava o Oscar. O vestido dourado exibia franjas em delicadas camadas, mas que tomavam o look todo. A característica dava um efeito lindo quando a atriz caminhava. Para incrementar a produção luxuosa, brinco e anéis em ouro, diamantes e platina, da Tiffany & Co.

Laura Dern, vencedora da estatueta do Oscar 2020 como melhor atriz coadjuvante pelo longa "História de um Casamento", também apostou nas franjas durante a noite mais importante para o cinema mundial.

"O vestido, com corte clássico, ganhou um charme com os tassels no busto. Muitas vezes, as franjas são usadas para ajudar as performances. Elas auxiliam a manter o olhar preso no movimento, deixando assim o artista ainda mais presente no palco. É um ótimo truque", diz Kaká Lobo, stylist de São Paulo.

Essa característica, realmente, é muito usada por quem está sob holofotes. A cantora Rosalía apostou na franja em sua apresentação no Grammy Award 2020. Shakira e J.Lo também balançaram as suas, incrementadas por pedrarias, durante a histórica apresentação das estrelas do pop no Super Bowl.

Shakira e Jennifer Lopez, no Super Bowl 2020 (Reprodução) - Reprodução - Reprodução
Shakira e Jennifer Lopez no Super Bowl 2020
Imagem: Reprodução

Já Lana Del Rey foi vista com um vestido rico em movimento. O modelo mais fechado e clássico remete ao luxo vintage, o que é a cara da cantora e tem total relação com a história do acabamento.

"As franjas surgiram na década de 20 e explodiram com a dança Charleston, trazendo sensualidade e balanço para as peças (dentro e fora dos palcos). Os looks eram, até então, estáticos e sérios, em tecidos planos. Houve destaque também nos anos 70, com peças folk customizadas", diz Marina Cassoli, figurinista de São Paulo.

Para engrossar ainda mais a lista de famosas que amam o efeito, a atriz e cantora Priyanka Chopra também foi ao red carpet do Grammy Award 2020 com um look que beneficia a fluidez. No caso do modelo escolhido por ela, as franjas estavam na manga do look, longas e chamativas.

A característica também é muito requisitada pelas musas do Carnaval. A modelo Aline Riscado usou um top cropped repleto de franjas para divulgar sua participação no desfile da escola de samba Unidos de Vila Isabel.

Franjas na prática

Como podemos tirar as franjas dos palcos e levá-las para produções cotidianas?

"Quem quer usar franja, mas tem medo de exagerar, pode começar aos poucos. Acessórios franjados estão por toda parte: bolsas, cintos e até mesmo brincos", diz Kaká. A influencer Chiara Ferragni, por exemplo, compareceu ao desfile de Tom Ford outono/inverno 2020 com uma carteira que tem total relação com a tendência.

Ainda no entorno das passarelas, a franja parece seguir poderosa pelos próximos meses, já que acabou de ser exaltada no desfile de Christian Siriano, na Semana de Moda de Nova York, outono/inverno 2020-2021.