Topo

Casamento de Marcelo D2 gera falas machistas nas redes: "Soldado abatido"

Marcelo D2 se casou com Luiza Machado - Reprodução/Instagram
Marcelo D2 se casou com Luiza Machado Imagem: Reprodução/Instagram

Nathália Geraldo

De Universa

13/02/2020 12h07

Marcelo D2 se casou na quarta-feira (12) com a produtora Luiza Machado e, em seu Instagram, publicou duas fotos com referência ao seu momento de vida: uma em que aparecem duas alianças e outra, mostrando o casal saindo do lugar da cerimônia e recebendo uma chuva de arroz.

Acontece que, em meio a comentários de felicitações ao casal, muita gente deixou comentários machistas para o cantor: "Morreu o homem", "Soldado baleado" e "Eu conto ou alguém conta?", este último sugerindo que o casamento é uma "cilada" e que ele precisa ser informado sobre isso.

Afinal, por que esses comentários são machistas?

Casamento é game over?

Uma publicação compartilhada por Marcelo D2 (@marcelod2) em

Nas publicações de D2 no Instagram, parte dos seguidores deixaram comentários para que ele "fugisse do casamento" — como se ele mesmo não tivesse feito a escolha de oficializar a relação com sua parceira.

A ideia de "Game Over" (Jogo perdido) quando um casal heterossexual sobe ao altar é bastante comum: tanto que, na indústria do casamento, há itens como plaquinhas de "Não foge, não", uma sugestão ao noivo, e bolos de topo com um noivinho "amarrado" pela noiva.

Em entrevista para Universa, a consultora e produtora de conteúdo sobre casamentos Bel Ornelas, explicou que há machismo nos detalhes. "É comum as crianças entrarem antes da noiva segurando plaquinhas escrito 'Foge não, ela tá linda' ou 'Ainda dá tempo de fugir', o que reforça a mensagem de que o homem está ali a contragosto".

A antropóloga Michele Escoura avalia que o casamento não é um sonho somente feminino. "Ele também é desejado pelos homens e representa uma grande mudança de vida para os noivos".

*Com informações da matéria Game over: por que acreditamos que o casamento é um sonho só das mulheres?