PUBLICIDADE

Topo

Direitos da mulher

"Por questão de sororidade": o que significa termo usado por Manu no BBB?

Manu BBB20  - Reprodução / Internet
Manu BBB20 Imagem: Reprodução / Internet

Nathália Geraldo

De Universa

10/02/2020 11h55

Em muitas edições, o público está acostumado a ouvir dos participantes do BBB que a escolha dos votos de eliminação é dada "por uma questão de afinidade". Na noite deste domingo (9), no entanto, Manu Gavassi puxou outro termo para explicar sua decisão de voto para o paredão — sororidade.

"O quê? O que é isso?", perguntou Felipe Prior, indicado pela cantora. Ela afirmou que ele aprenderia mais sobre o termo fora da casa. Mas, afinal, sobre o que Manu falava?

Sororidade: o que é

Base do feminismo, a sororidade é um conceito que representa a união das mulheres, o apoio entre nós, e a capacidade de desbancarmos a ideia de "rivalidade feminina" que, por anos, nos foi colocada como natural e até instintiva.

Não julgar outras mulheres, elogiá-las com sinceridade, incentivá-las em suas conquistas fazem parte das atitudes de sororidade que qualquer mulher pode colocar no seu dia a dia.

A sororidade também é para nos mostrar que é necessário ter um olhar mais coletivo — considerando diferentes realidades de mulheres, negras, indígenas, trans, gordas — sem desdenhar nenhuma experiência ou forma de viver.

Assim, as mulheres se propõem a ver a outra como "irmã" e não como rival. E, juntas, podemos combater a desigualdade de gênero que nos atinge em várias esferas na sociedade, inclusive na família.

Irmandade entre mulheres

via GIPHY

É comum que seja admitida a "brotheragem" entre homens, um conceito relacionado a forma unida e de companheirismo que eles têm entre si. A sororidade parte do mesmo princípio, entre mulheres.

Direitos da mulher