PUBLICIDADE

Topo

Alto Astral


Feng Shui: 10 dicas para transformar o quarto em um templo de relaxamento

millann/Getty Images/iStockphoto
Imagem: millann/Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias

Colaboração para Universa

10/02/2020 04h00

Depois de um dia corrido, o que todo mundo quer é relaxar e esquecer as agruras das últimas horas. O melhor lugar para fazer isso? O quarto, obviamente, de preferência esparramado na cama, a fim de se desligar de todos os problemas cotidianos.

Entretanto, a energia do cômodo pode afetar a forma como o morador se sente. Sorte é que existe o Feng Shui, a técnica de harmonização de ambientes que, como a definição já entrega, é capaz de melhorar qualquer espaço.

Vem, energia boa!

A seguir, o astrólogo e consultor Brendan Orin, do Astrocentro, dá dicas do que pode ser feito para transformar o quarto no melhor ambiente da casa e verdadeiro refúgio de descanso.

1. Respeite o espaço ao redor da cama

Como ambiente de descanso, o quarto precisa garantir a sensação de bem-estar. É necessário deixar livre o espaço em volta da cama, para que a pessoa possa levantar e se mover com facilidade. "Isso torna o dia a dia mais prático e confortável. Além do mais, deixar a cama posicionada de forma acolhedora para quando entrar no quarto faz toda a diferença", opina Brendan.

2. Recorra a persianas e cortinas

É fundamental controlar a entrada e saída de luz no ambiente, já que iluminação está diretamente ligada ao humor e à energia de cada pessoa. Ter persianas e cortinas no quarto permite que o morador faça o ajuste da intensidade, de acordo com a sua vontade. "Nos dias em que estiver com desejo e disposição para ver o mundo, abra a cortina e deixa a luz entrar", sugere.

3. Adote cabeceira

Colocar cabeceira na cama é apostar em maior segurança. Isso porque, além de incrementar a decoração, a estrutura é responsável por evitar que a pessoa fique em contato direto com a parede, fazendo com que a fluidez de energia seja mais limpa.

4. Escolha a cor certa para paredes e móveis

No Feng Shui, as cores dos ambientes são muito importantes, pois também vão influenciar a energia dos lugares. "Selecionar as tonalidades corretas para o quarto vai afetar diretamente como a pessoa se sente no cômodo", afirma Brendan. Assim:

  • Amarelo, cor estimulante, instiga sabedoria e espontaneidade;
  • Azul representa calma, harmonia e tranquilidade;
  • Vermelho, tom bem forte, estimula vitalidade, autoestima e afetividade;
  • Verde é o ideal para quartos, pois desperta segurança e calmaria;
  • Cinza traz equilíbrio e estabilidade;
  • Roxo remete à meditação e espiritualidade;
  • Preto resgata sabedoria e elegância. Contudo, pode trazer energias pessimistas.

5. Controle os espelhos

"Os espelhos são antros de energia. É preciso ter cuidado na hora de usá-los na decoração do quarto", avisa Brendan. Não é aconselhável ter várias peças no cômodo - um ou dois bastam. É preciso pensar, também, no posicionamento. Quando colocado de frente para a cama, o espelho pode incomodar o sono. Já de frente para a janela, pode jogar todas as energias positivas ou negativas fora.

6. Mantenha o local limpo

O quarto é um templo, lugar da casa que reflete a alma e a personalidade de quem mora lá. Por isso, é necessário manter o ambiente limpo e organizado, garantindo renovação e circulação de energia. "Há pessoas que dizem que o quarto é o reflexo da mente, logo, um quarto organizado é sinal de uma cabeça organizada", pondera o especialista.

7. Descarte peças quebradas

Esse é uma das dicas do Feng Shui que se aplica a todos os cômodos da casa: qualquer peça, móvel ou decoração que tenha sido quebrado deve ser jogado fora ou substituído. "Objetos quebrados não emanam boas vibrações", frisa Brendan.

8. Acerte a posição dos móveis

É preciso pensar em cada detalhe na hora de escolher onde colocar os móveis, para obter conforto e liberdade. Segundo o representante do Astrocentro, o ideal é evitar prateleiras e quadros perto da cama, já que podem dar a ideia de opressão.

9. Avalie o conforto

Todos os itens mantidos dentro do quarto, das peças decorativas aos móveis, precisam transmitir aconchego e conforto. "Se a cama é dura ou fofa demais, atrapalhando seu sono, é melhor considerar comprar uma nova. Quando se associa o ambiente com a falta de agrado, a pessoa passa a emanar energias ruins", argumenta Brendan.

10. Livre-se de lembranças ruins

Como objetos de decoração ou mantidos no armário precisam ser associados a algo bom, é importante evitar ali presentes ou lembranças de pessoas que podem ter prejudicado ou provocado mágoa no morador, em algum momento da vida, independentemente se é alguém que já morreu, parente ou amigo, relacionamento antigo ou novo. "É necessário se livrar de tudo aquilo que pode estar arrastando o morador para baixo", finaliza o consultor.

Alto Astral