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Luxo na ponta dos dedos: logomania invade as unhas com marcas famosas

Billie Eilish no Grammy Awards - REUTERS - 26.jan.2020/Mike Blake
Billie Eilish no Grammy Awards Imagem: REUTERS - 26.jan.2020/Mike Blake

Jéssica Arruda

Colaboração para Universa

08/02/2020 04h00

Não é preciso comprar uma bolsa caríssima ou aquela peça de roupa grifada para ostentar uma marca de alta costura. Com a última tendência em nail art, já dá para imprimir monogramas dos principais designers do mundo nas próprias unhas. E melhor: a um preço bem mais acessível.

A moda da logomania migrou para a manicure, trazendo para a ponta das mãos mini obras de arte inspiradas em maisons de luxo. Do traço clássico da Chanel ao G entrelaçado (e inconfundível) da Gucci, não faltam referências para aderir à tendência. E os salões de beleza já estão investindo nesta nail art, com técnicas diferentes de aplicação, cores, texturas e formatos para destacar ainda mais as mãos.

"Este marketing trend não é uma tendência nova, mas adaptada. Alguns acham glamouroso, ostensivo, mas tem gente que faz questão de deixar à mostra sua marca favorita. A vantagem da moda ir parar nas unhas está no investimento, infinitamente mais barato", aponta Claudia Vobeto, fundadora da rede Majô Beauty Club, de Goiânia.

Logomania nas unhas

Nem sempre os logotipos das marcas são colados às unhas com adesivos: as manicures abusam da criatividade para fazer os desenhos com pinceis, tintas e esmaltes convencionais na própria unha. Há também a opção de moldes e unhas postiças que podem ser adquiridas com a arte pronta.

Mas para usar a tendência que está bombando nos feeds de Instagram é preciso tomar alguns cuidados. Nas unhas curtinhas, são indicados traços delicados, com linhas mais finas e fundo neutro para destacar o símbolo da marca. Já aquelas grandes ou alongadas podem abusar de logos maiores, aplicações de pedrarias e até apostar em estampas icônicas das grifes - como o xadrez da Burberry , por exemplo.

"Para não errar, as combinações podem ser com tons pastéis, preto, dourado. Quanto mais suave, mais bonito fica", garante Vivian Peron, consultora em nail design da Ikesaki.

Estilos em alta nas redes

Enquanto alguns desenhos privilegiam apenas unha em destaque, outros chegam a adicionar efeitos 3D para valorizar ainda mais a nail art. "Hoje a aposta é mais em cima da logo mesmo, com detalhes que trazem um toque de modernidade aos desenhos", acredita Valéria de Freitas, nailartist do Fil Hair & Experience.

Confira 15 formas diferentes de aderir à logomania nas unhas - e veja como as mulheres de todo o mundo estão apostando nesta tendência:

Logo minimalista

Francesinha estilosa

Colorido de grife

Uma unha só

Marcas e acessórios

Aplicações luxuosas

Combinando de estampas

Contraste preto e branco

Uma marca em cada mão

Neon

Luxo discreto

Multimarcas

Tons neutros

Brilho extra

Estampas famosas

Dá para fazer em casa?

Este estilo de nail art exige paciência, mão firme e também muita concentração. Mas isso não quer dizer que não é possível fazer em casa. No caso dos adesivos, é bem fácil e prático: "basta passar o esmalte, deixar secar por dez minutos, aplicar o adesivo e passar o extra brilho para selar", sugere Valéria de Freitas.

Para fazer o traço manualmente, a dica é desenhar primeiro em um papel à parte - para testar o tamanho da logo e o grau de dificuldade. Depois disso, é só preparar a unha normalmente, tirar a cutícula e esmaltação como de costume antes de fazer (ou aplicar) a logo nas unhas.

Dica extra: Mesmo aquela logomarca linda com efeitos estilosos pode lascar facilmente se o acabamento não for bem feito. No caso do adesivo aplicado, a manicure pode ser finalizada com esmalte e, o retoque final, com extra brilho. "Quando o logo da marca é desenhado, usamos tinta de tecido e pincéis. Sempre finalizado com extra brilho", conta Claudia.