Topo

Papo de vagina

'Feliz dia da menstruação' é celebrado na Índia contra tabu e preconceito

Campanha "period" tenta desmistificar menstruação na Índia  - Reprodução
Campanha "period" tenta desmistificar menstruação na Índia Imagem: Reprodução

Marcos Candido

De Universa

05/02/2020 15h17

Menstruação é tabu em várias sociedades e culturas. Em algumas comunidades indianas, é coisa que não se discute sem constrangimento e com muita desinformação. Para tentar desmistificar o tema, instituições indianas criaram o "Feliz dia da Menstruação". A data foi criada para tirar o estigma sobre o tema na sociedade indiana.

Funciona assim: dezenas de indianos publicaram imagens com um ponto vermelho pintado na palma da mão. É um trocadilho com a palavra "period", que em inglês significa 'ponto final' e também 'período menstrual'. "Menstruação não é questão de vergonha. É uma celebração", escreveu uma universitária em uma publicação no Instagram.

ONGs no país organizaram rodas de conversa para apresentar e discutir o uso do coletor menstrual e absorvente.

País vive estigma

Não à toa, em um dos países mais populosos do mundo, com 1,3 bilhões de pessoas, muita gente mantém esse o assunto mais ou menos de lado.

O estigma na Índia é tão intenso que criou o documentário "Absorvendo o tabu" (Netflix), vencedor do Oscar em 2018. Na produção, a criação de uma fábrica de absorventes de baixo custo obriga uma pequena vila a falar sobre menstruação. Como em algumas comunidades, as mulheres escondiam durante o período menstrual e não conheciam a palavra "absorvente". Já os homens não sabiam ou não tinham certeza o suficiente para opinar.

Papo de vagina