Topo

Pra Carnaval ou vida real, é hora de testar tons vibrantes da make neon

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Paula Roschel

Colaboração para Universa

01/02/2020 04h00

Já faz um bom tempo que o glitter domina a preferência do público quando o assunto é maquiagem de Carnaval. As partículas de brilho seguirão firmes e fortes em 2020, mas dividindo a atenção do público com outra make de impacto. Os looks neon chegaram para ficar e vai ser difícil resistir a tanta potência de cor.

O casal de atores Agatha Moreira e Rodrigo Simas já entraram na trend das pinturas faciais neon.

Azul

Começando pelo tom que estamos mais acostumados na paleta das cores vibrantes, o azul neon pode ser clarinho ou profundo. Para o mais fechado, uma boa opção é o delineado gatinho combinando com cílios também coloridos, através de uma potente máscara ou de postiços.

Como um bom exemplo para o make azul claro, Katy Perry combinou o tom da sombra com o look. Para dar um contraste interessante, invista em um batom rosinha.

Potência máxima

Já para quem quer chegar chegando no bloquinho, um tom amarelão, conhecido popularmente como 'caneta marca-texto', é quase uma fantasia completa. Para dar uma potência maior, o ideal é uni-lo ao pincel úmido.

"A melhor forma para intensificar o tom da sombra é molhando o pincel antes de aplicá-la. Você não deve encharcá-lo, ok? E não se preocupe, após a utilização, é só deixar a sombra com a embalagem aberta para secar corretamente, que ela não será danificada", explica o beauty expert Celso Kamura, de São Paulo.

Para destacar ainda mais o olhar, una ao look uma passada de lápis branco na linha d'água e um pouco de iluminador no canto interno.

Misturinha

Para quem gosta de misturar tons contrastantes, a união do verde com um esfumado arroxeado é interessantíssimo. Quebrando um pouco a profusão de cores, opte por um batom mais fechado. A produção ficará incrível com uma tiara cheia de brilho.

Resistência

Para delineado laranja ou pink, caso você não consiga achar uma sombra no tom, é possível conseguir a nuance com o uso de lápis. "Ele deve ser bem pigmentado e resistente à água. Durante o Carnaval, divirta-se sem medo que a make borre ou saia do lugar", diz Isa Galindo, maquiadora oficial da Dailus.

Com o lápis também é possível, facilmente, fazer camadas de cor ou um arco-íris para incrementar a fantasia.

Trucão

A sombra também pode ficar com mais realce através de seu uso conjunto com pó cintilante. Nesse caso, primeiro molhe o pincel em água, passe ele no tom escolhido e, em uma segunda camada, aplique um pouco de sombra umedecida cintilante.

Para dar ainda mais durabilidade e cor ao look, aposte em um primer para a região. Ele deve vir antes de tudo. Existe também o spray de fixação, usado por último e também com o intuito de fazer a maquiagem durar todo o bloco.

Além de brincar com esfumados e delineados neon, que tal colocar seu lado artístico em jogo e fazer desenhos no rosto e corpo com tais tons extravagantes. É Carnaval e o que vale mesmo é a criatividade.

Para quem quer casar brilho com neon, use e abuse dos apliques coloridos. Eles são fixados com cola própria, ou através do uso de adesivo para cílios.

Cuidados

Além dos truques na hora de aplicar as sombras, lápis e delineadores, existe também um passo prévio para conquistar um make neon incrível e sem prejudicar a saúde.

Depois de hidratar e limpar a pele, você pode aplicar um primer, que ajuda a make a aderir melhor à pele. "Por fim, o filtro solar deve ter no mínimo FPS 30, para evitar os danos provocados pelas radiações solar", explica Claudia Marçal, médica dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, de Campinas.

Também são necessários alguns cuidados na remoção de produtos superpigmentados, comuns na época de Carnaval.

"Para as paletas neon, que penetram na pele e resistem, o demaquilante mais indicado é o bifásico. Aplique sempre com bolinhas de algodão", diz Fabricia de Paula, médica com especialização em medicina estética, do Rio de Janeiro.

"Caso a pele seja acneica ou muito oleosa, só vale usá-lo na região dos olhos. Para todo o resto, use os de tipo mais leve (cleansing) e depois limpe a pele com um gel de limpeza de ph neutro", diz a especialista.