Topo

O sexo está ruim? Florais promovem reconexão energética e ativam libido

Prostock-Studio/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Prostock-Studio/Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias

Colaboração para Universa

22/01/2020 04h00

Se a vida sexual está mais parada do que você gostaria, os florais podem ser uma alternativa para reacender o clima entre quatro paredes. Isso porque a terapia baseada em essências extraídas de flores é capaz de transformar emoções, eliminar traumas e melhorar a autoimagem.

Os florais pertencem a uma modalidade terapêutica quântica que trabalha no campo da consciência. "Atuam de maneira bastante sutil nos corpos vibracionais — físico, emocional, mental e etérico — dos seres humanos", resume a fisioterapeuta pós-graduada em acupuntura Ana Marta Biesek Regis.

Ela também é terapeuta floral dos Sistemas Bach e Saint Germain, master Reiki tradicional Usui Tibetano e master em Cura Prânica, uma espécie de terapia energética, no método Osho Prana Healing (OPH).

Florais: como agem

A terapia com florais ajuda a promover mudanças em memórias impregnadas, desde o nascimento até o estágio atual de vida. Age também trazendo a energia da força e a compreensão da transformação para concretizar os mais profundos e diferentes propósitos— ser mais livre ou mais maduro e responsável, perante si e os outros, por exemplo.

"Os florais são considerados remédios da alma, ou seja, o remédio da psique, do conteúdo interno do 'ser'", pontua Elias Luiz Bispo IV, terapeuta floral, paranormal, psicoterapeuta, terapeuta holístico e pesquisador metafísico.

Há diferentes sistemas mundo afora, entre eles: Florais de Bach (o mais antigo e conhecido), Florais de Saint Germain, Florais do Alaska e Florais Joel Aleixo. "O tipo de floral prescrito depende da formação do terapeuta", diz Ana Marta.

O mesmo vale para a posologia: apenas o profissional define a dosagem e frequência de uso.

Os florais de Bach, por exemplo, são excelentes no que se refere às personalidades humanas: impaciência, medo, indecisão, timidez, que inclusive pode interferir na aproximação afetivo-sexual, entre outros. "Podem também auxiliar problemas de infertilidade e gestacionais", afirma a especialista.

Já o sistema Saint Germain é alternativa para limpar traumas e abusos, melhorar a autoestima e facilitar a aceitação da imagem, equilibrar conflitos e descontrole da sexualidade, assim como casos de impotência sexual (física e emocional).

"Trata doenças adquiridas através do sexo, como as DST (sífilis, gonorreia) e do aparelho ginecológico e urinário", lista Ana Marta. Vale dizer que o acompanhamento médico deve ser considerado, a depender de cada caso.

Uso para energia sexual

No campo sexual, podem ser bastante úteis para limpar memórias e traumas (sobretudo em relações abusivas), auxiliar comportamentos mentais em desequilíbrio (como compulsões sexuais) e modular instabilidades hormonais que afetam a libido. Influenciam, ainda, na fertilidade e na manutenção da gestação e na aceitação do corpo físico e questões de gênero.

Reconexão individual

Como observa Elias, quando os pensamentos de uma pessoa se tornam desarmônicos e a autoimagem, depreciativa, diversos problemas e disfunções ligados ao poder e à manutenção física começam a ocorrer. Isso pode afetar a libido e a sexualidade como um todo.

"É comum o desinteresse repentino pelo contato físico, pelos carinhos e abraços e mesmo pela aparência e pelos momentos de intimidade sexual. Para muita gente, até conversar sobre intimidade e sexualidade parece cansativo e desgastante", exemplifica o terapeuta.

De acordo com ele, os florais podem auxiliar na reconexão do indivíduo com a própria essência.

Os florais de Bach que ajudam no sexo

O sistema de Bach foi desenvolvido em 1936 pelo médico inglês Edward Bach e é composto por 38 essências, que podem ser administradas sozinhas ou combinadas com outras.

"Todo todo floral ou composição (combinação de mais de um tipo) é escolhido e preparado a partir da análise das emoções e sentimentos reais que motivam os comportamentos e os sintomas", observa Elias.

A seguir, o especialista exemplifica algumas combinações de florais de Bach que beneficiam o sexo.

Walnut + Holly

Eliminam a autocensura, as influências externas e o bloqueio das emoções, que são formados através do medo de errar.

Water Violet + Mimulus + Agrimony + Walnut

O composto é indicado para quem que se vê aprisionado pelo medo da intimidade e da entrega ao outro. Geralmente são pessoas que se sentem perseguidas pelo fantasma social e pela quebra de seu status perante a família.

Crab Apple + Larch + Water Violet

Trabalham diretamente o medo e a autocensura, sendo recomendadas para indivíduos que não se sentem confortáveis com o próprio corpo ou aparência e, assim, temem ser ridicularizados ou rejeitados.

Centaury + Heather +Agrimony

Essências indicadas para românticos por natureza, que querem vivenciar a sensualidade de forma significativa e marcante. É ótima composição para despertar e manter potência e atitude durante os momentos íntimos.

Gorse + Honeysuckle

Juntas, trabalham a frigidez, o medo e o desinteresse, decorrentes de experiências traumáticas e angustiantes do passado, que ainda não foram superadas.

Mimulus + Gentian + Hornbeam

O composto é indicado quando existe o medo de começar uma relação ou ter intimidade. Seu efeito quebra o receio da iniciativa.