Topo

KFC é acusado de sexismo em propaganda na Austrália e pede desculpas

Reprodução
Imagem: Reprodução

De Universa*

21/01/2020 14h07

Um anúncio do KFC na Austrália causou polêmica e foi chamado de sexista por mostrar dois meninos olhando os seios de uma mulher. A empresa pediu desculpas.

O anúncio de 15 segundos, veiculado na televisão nas últimas três semanas e também publicado no canal do YouTube, mostra uma mulher vestida com um macacão curto ajustando os seios enquanto olha seu reflexo no vidro de um carro estacionado.

A janela do carro então é abaixada e revela dois meninos olhando para os seios da mulher, que sorri e diz: "Alguém disse KFC?"

O Collective Shout, um grupo que faz campanha contra a objetificação das mulheres, condenou o anúncio e disse que era uma "regressão a estereótipos cansados e arcaicos, onde as jovens são objetificadas sexualmente para o prazer masculino"

"Anúncios como esse reforçam a falsa ideia de que não podemos esperar melhor dos meninos. É outra manifestação do tipo 'meninos serão meninos', dificultando nossa capacidade de desafiar ideias sexistas que contribuem para comportamentos prejudiciais para mulheres e meninas ", disse a porta-voz do grupo, Melinda Liszewski.

Apesar das críticas, alguns internautas foram ao Twitter para rotular o anúncio de "engraçado" e disseram que não havia necessidade de desculpas pela empresa.

O KFC, no entanto, fez um pedido formal de desculpas. "Pedimos desculpas se alguém ficou ofendido com o nosso último comercial. Nossa intenção não era estereotipar mulheres e meninos de uma maneira negativa", disse um porta-voz da unidade.

*Com informações da Reuters