Topo

Assexuais: é possível ser feliz sem sexo, como Victor Hugo do BBB?

Victor Hugo participante do BBB 20 (Reprodução/TVGlobo) - Victor Hugo participante do BBB 20 (Reprodução/TVGlobo)
Victor Hugo participante do BBB 20 (Reprodução/TVGlobo) Imagem: Victor Hugo participante do BBB 20 (Reprodução/TVGlobo)

Ana Bardella

De Universa

21/01/2020 04h00

A 20ª edição do Big Brother Brasil começa hoje (21) e alguns participantes já chamaram a atenção pelo perfil. Um deles é o maranhense Victor Hugo, de 25 anos. Pertencente ao time "Pipoca" ele é psicólogo e cientista.

Em entrevista a GShow, falou sobre a vida afetiva e se declarou assexual, confessando que demorou para entender que não sentia este tipo de atração pelos demais, independentemente de serem homens ou mulheres. "É difícil para as pessoas entenderem isso. Elas querem te colocar em uma caixa: você só pode ser hétero ou gay", exemplificou.

Em sua primeira conversa oficial com a imprensa, revelou também que beijou pela primeira vez aos 16 anos e que ainda não transou. "Não tive vontade de fazer sexo com ninguém, sou virgem".

Afinal, o que é ser assexual?

De acordo com a psicóloga Tati Presser, trata-se de uma condição na qual a pessoa não se sente atraída por outras sexualmente. Ou seja: não sente vontade de transar. Isso não quer dizer, no entanto, que não possa namorar ou se relacionar afetivamente com outros.

"Ainda que uma pessoa não sinta desejo sexual, pode amar e desenvolver uma relação íntima com alguém. O sexo é apenas uma parte da vida afetiva", relembra. Apesar disso, pode ser difícil para alguém assexual encontrar parceiros que se sintam satisfeitos nestes moldes.

Peixes fora d'água

Das propagandas na televisão aos flertes em espaços públicos: vivemos em uma sociedade na qual somos estimulados sexualmente o tempo todo. "Logo, é comum que os assexuais se sintam excluídos desse universo, principalmente na adolescência, quando ocorrem as primeiras descobertas afetivas", explica.

Com o decorrer do tempo, também pode acontecer de as pessoas assexuais sentirem que são julgadas pelos outros. "Há quem considere inaceitável a ideia de alguém não gostar de sexo e até pensar que se trata de uma mentira. O fato de serem desacreditados pode gerar sofrimento e sentimento de incompreensão".

Quem nunca fez sexo pode não gostar?

Como Victor é virgem, há quem se pergunte: uma pessoa que nunca se envolveu sexualmente pode afirmar que não gosta de sexo? A resposta, Tati ressalta, é sim. "Se a pessoa não sente desejo, não há motivos para se forçar a entrar na situação apenas para fazer um teste. Isso seria uma violação das próprias vontades, algo pouco saudável. Sexo envolve vontade. Caso ela não exista, não há por que levar a ideia a diante".