Topo

Katie Sowers será a 1ª mulher a treinar uma equipe que chega ao Super Bowl

A treinadora assistente do San Francisco 49ers, Katie Sowers, e o quarterback Jimmy Garoppolo - Reprodução/Instagram
A treinadora assistente do San Francisco 49ers, Katie Sowers, e o quarterback Jimmy Garoppolo Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

20/01/2020 17h37

Katie Sowers, do San Francisco 49ers, vai fazer história na NFL como a primeira treinadora de um time que disputa o Super Bowl. Além disso, ela será a primeira pessoa abertamente gay na equipe técnica de uma franquia que disputa a final da liga.

Sowers é treinadora assistente do setor ofensivo do 49ers desde 2017. O clube de San Francisco enfrenta o Kansas City Chiefs no Super Bowl no dia 2 de fevereiro.

Ela começou sua carreira na Women's Football Alliance (WFA) e ama o futebol americano desde pequena. Segundo o The Guardian, Katie sempre teve aptidão pelos esportes, ganhando uma bolsa de estudos para jogar basquete.

Porém, ela foi chamando atenção pelo conhecimento que tinha na parte tática das modalidades esportivas e logo virou treinadora.

Sowers é uma defensora dos direitos dos LGBTQ+ e ajudou o 49ers a desenvolver um fã-clube para a comunidade, em 2018. Ela também foi essencial para pavimentar o caminho para as outras mulheres treinadoras na NFL.

Em seu Instagram, Sowers posta foto do trabalho e de sua namorada, Cara, que sempre a prestigia nos jogos da NFL. Um dos últimos registros é ao lado do quarterback Jimmy Garoppolo, que elogiou o trabalho na treinadora.

"Ela tem sido incrível. Tudo o que ela faz com os receivers e todos os jogadores habilidades, o jeito como ela interage com eles, é especial. Ela é durona, cara. É maravilhosa", disse a estrela do 49ers.