Topo

O retorno das pérolas: do fundo do mar para modernizar qualquer look

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Paula Roschel

Colaboração para Universa

18/01/2020 04h00

Conhecida como a rainha das gemas preciosas, a pérola sempre esteve presente nos guarda-roupas mais clássicos, acompanhando sofisticadamente produções sóbrias. Isso até Harry Styles, cantor e trendsetter britânico, resolver brincar com o material em alguns looks recentes. Ele mesclou um colar bem dos tempos da vovó ao visual street. A escolha inusitada causou empolgação entre os apaixonados por moda. A partir daí, muitos começaram a ver a pérola com outros olhos.

Harry, entretanto, não está só na investida. Outras celebridades, como o ator e rapper Micky Munday, a modelo Gigi Hadid e a cantora Camila Cabello também começaram a aderir ao presente que o mar nos dá para incrementar o visual. Camila, inclusive, ostentou um espartilho feito com esferas de tamanhos variados em uma das capas alternativas para seu último álbum.

Camil Cabello na capa de Romance - Reprodução - Reprodução
Camil Cabello na capa alternativa de Romance
Imagem: Reprodução

Sabrina Sato também apostou na mesma tendência. Durante um dos ensaios da escola de samba Vila Isabel, a apresentadora usou acessórios e top de pérolas.

Outras duas fontes dessa tendência quase barroca são a premiada série "The Crown" e as passarelas internacionais. Com produção da Netflix, a obra audiovisual que conta momentos marcantes da família real britânica jogou pérolas para os ares com figurinos riquíssimos.

O mais marcante, sem dúvida, é o colar de três voltas da Rainha Elizabeth 2ª, que na terceira temporada é interpretada pela atriz Olivia Colman. De acordo com Leslie Field, autora do livro "The Queen's Jewels: The Personal Collection of Elizabeth 2ª", a rainha ganhou a peça favorita de seu avô, em 1935. Desde então, passou a usá-la como parte de seu "uniforme real".

Rainha Elizabeth - Getty Images - Getty Images
Rainha Elizabeth 2ª
Imagem: Getty Images

Nas passarelas, os acessórios de tom bege foram mesclados com looks mais pesados, no coleção 2020 da Moschino, do diretor criativo Jeremy Scott. As preciosidades também apareceram nas recentes coleções de Erdem, Prabal Gurung, Chanel e Dolce & Gabbana.

Como usar no dia a dia?

As pérolas, vamos combinar, são mesmo eternas na moda. "Elas nunca saem de moda; sejam brancas, douradas, cremes, cinzas, pretas e até coloridas. Você pode investir em um look com acessórios adornados pelas raras - e caras - pérolas South Sea ou algo mais simples e barato, com as de água doce. "Para ser ainda mais modesta, é possível brincar com as sintéticas. Elas são feitas de acrílico ou plástico", diz Giselle Zuca, designer de joias e especialista em gemas, de São Paulo.

Para a expert, o que vai definir como você usa a pérola é o estilo pessoal. Se mais clássico, opte por um brinco simples ou um colar de até três voltas na vibe real, junto com seu look sóbrio. Para os mais ousados, caso de Harry Styles, o ideal é criar contraste. Adicione então a pérola em produções casadas com peças que poucos colocariam junto, como um boné, uma jaqueta de couro ou uma camiseta básica.

No bloquinho

Na maquiagem, as pérolas podem funcionar como delineador, quando rente aos cílios. Elas também dão um charme extra no meio da pálpebra e até nos pontos altos do rosto, local onde costumamos colocar os iluminadores.

"Para não agredir a pele, o ideal é que as pérolas sejam fixadas com cola de cílios, mesmo que ela já venha com adesivo. Assim, sua retirada será tranquila, até mesmo com água", indica o make-up artist Rosman Braz. "No cabelo, ela pode ser aplicada em cordões de nylon, incrementando coques e tranças. Também é interessante como tiara. Porém o segredo é usar com equilíbrio, sem exagerar", diz ele.

As pérolas para maquiagem são encontradas em ruas de comércio popular ou lojas virtuais, em cartelas. Cada embalagem custa, em média, R$ 8. Já as pérolas para os cabelos são vendidas em pacotes, com preço médio de R$ 10 a cada 100 gramas.