Topo

Diretor francês é indiciado por agressão sexual a atriz menor de idade

Diretor de cinema Christophe Ruggia atende a imprensa em Paris (2004) - DANIEL JANIN / AFP
Diretor de cinema Christophe Ruggia atende a imprensa em Paris (2004) Imagem: DANIEL JANIN / AFP

De Universa, em São Paulo

16/01/2020 14h39

Resumo da notícia

  • O cineasta Christophe Ruggia foi indiciado por "agressão sexual a menor de 15 anos"
  • Ele foi acusado de assédio pela atriz Adèle Haenel, que tinha 12 anos quando começou a trabalhar com ele
  • Ruggia será mantido sob supervisão judicial durante investigações, e não poderá entrar em contato com Haenel

O diretor Christophe Ruggia foi oficialmente indiciado hoje pela justiça francesa, devido a acusações de asédio sexual levantadas pela atriz Adèle Haenel. O francês escalou Haenel para o seu filme Les Diables (2002), quando ela tinha 12 anos de idade.

A informação é do Le Monde. Segundo o escritório do promotor-geral de Paris, a acusação oficial contra Ruggia é de "agressões sexuais a menor de 15 anos por parte de pessoa com autoridade".

O cineasta de 55 anos, que nega a acusação de Haenel, ficará sob supervisão judicial enquanto as investigações continuam. Ele está proibido de entrar em contato com a atriz, que hoje é mais conhecida por seu papel em Retrato de uma Jovem em Chamas, filme lançado no ano passado.

Ruggia foi preso e interrogado na terça-feira, na cidade de Nanterre, na França. Segundo o Le Monde, ele e Haenel tiveram "um confronto" na quarta-feira, onde cada um dos lados manteve a sua posição.

Haenel formalizou a denúncia contra o cineasta somente após o começo das investigações da promotoria, incentivadas por suas declarações à imprensa. Inicialmente, ela resistiu a uma denúncia oficial, dizendo que "a justiça ignora" mulheres que foram assediadas.

A atriz francesa alega que, durante as preparações, filmagens e eventos de divulgação de Les Diables, Ruggia tentou beijá-la forçadamente diversas vezes, além de tocá-la em suas partes íntimas sem permissão.