Topo

Stalkeadas

Um olhar diferente sobre o que bomba nas redes sociais


Stalkeadas

Choramos com "Amor de Mãe" mostrando como é ser mulher, preta e pobre

Lurdes (Regina Casé) e Camila (Jessica Ellen) em cena emocionante de Amor de Mãe - Reprodução
Lurdes (Regina Casé) e Camila (Jessica Ellen) em cena emocionante de Amor de Mãe Imagem: Reprodução

Natália Eiras

De Universa

14/01/2020 11h49

Uma cena desta segunda-feira (13) da novela "Amor de Mãe" fez muita gente chorar nas redes sociais. Camila (Jessica Ellen) e Lurdes (Regina Casé) conversam, no hospital, após a professora ser vítima de uma bala perdida e descobrir que está grávida. "Tu vai aguentar. Tu é forte", diz a personagem de Casé. Camila, por sua vez, responde: "Estou cansada de ser forte."

O diálogo de cinco minutos, além de bem escrito, fez muita gente se identificar com o que Camila passa. Mulher, preta e pobre, ela precisa estar sempre firme para lidar com racismo, preconceito e machismo que, eventualmente, passa em sua vida. A realidade de muita gente no Brasil.

Porém, é comum que, em vez de falarmos sobre como nenhuma mulher deveria ser forte para viver em sociedade, preferimos romantizar essa "guerreira".

Além disso, vale lembrar que as mulheres negras e pobres são as principais vítimas de violência doméstica. Como ser sempre forte em uma situação dessas? E o texto de "Amor de Mãe" fez questão de lembrar dessa característica da vivência dessas pessoas.

Os telespectadores da novela lembraram das próprias conversas que tiveram com seus pais. Porque, quando se é negro e pobre, esse tipo de assunto é comum em algum momento da vida.

De qualquer forma, nem sempre estamos dispostos a enfrentar o preconceito e o machismo de frente.

Stalkeadas