Topo

Legalização do casamento homossexual entra em vigor na Irlanda do Norte

6.8.2016 - Participantes da Parada Gay de Belfast, na Irlanda do Norte - LightRocket via Getty Images
6.8.2016 - Participantes da Parada Gay de Belfast, na Irlanda do Norte Imagem: LightRocket via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

13/01/2020 09h41

Resumo da notícia

  • Casais homossexuais agora podem se registrar para casamento na Irlanda do Norte
  • Medida foi anunciada em outubro de 2019, mas entrou em vigor apenas hoje
  • As primeiras cerimônias devem ocorrer em 10 de fevereiro

A Irlanda do Norte se tornou o mais novo país em que pessoas homossexuais podem se casar legalmente. A medida, anunciada inicialmente em outubro do ano passado, entrou em vigor hoje, e os casais já podem entrar na fila para as cerimônias oficiais, que ocorrerão a partir de 10 de fevereiro.

A Love Equality Campaign for Marriage Equality, movimento não governamental que liderou a campanha pela aprovação do casamento homossexual no país, comentou em declaração que este dia marca "um enorme passo adiante para as pessoas LGBT+ na Irlanda do Norte".

A organização frisou, no entanto, que ainda existem "muitos temas a serem discutidos para que os casais LGBT+ tenham os mesmos direitos que os casais heterossexuais".

"Prometemos continuar trabalhando para certificar que uniões civis possam ser convertidas em casamentos legais, para que casamentos realizados em outras jurisdições possam ser reconhecidos na Irlanda do Norte, e para estabelecer um processo para casamentos de pessoas LGBT+ religiosas", comentaram.

"Mesmo assim, celebramos a vitória notável de hoje com as milhares de pessoas que fizeram suas vozes serem ouvidas pelo país, e exigiram mudanças, apesar de todas as barreiras colocadas na frente deles", completaram ainda.