Topo

Justiça Militar liberta PMs investigados por estupro de mulher em viatura

Getty Images/iStock
Imagem: Getty Images/iStock

Marcos Candido

De Universa

09/01/2020 04h00

Dois policiais denunciados por estupro foram soltos e podem voltar a trabalhar pela Polícia Militar de São Paulo. Em junho, Natália, 19, relatou para Universa ter sido estuprada dentro de uma viatura por um dos agentes após pedir uma informação. A reintegração à corporação foi publicada no Diário Oficial no fim dezembro após um alvará de soltura concedido pela Justiça Militar. Eles estavam presos preventivamente.

Na época, os corregedores se surpreenderam com o relato da jovem. Segundo ela, os PMs Anderson Silva da Conceição e Danilo de Freitas Silva teriam oferecido uma carona até uma estação de ônibus em Praia Grande, no litoral paulista. Um dos agentes sentou no banco de trás da viatura junto com a vítima, onde teria cometido o estupro, segundo o relato dela.

"Eu vivia a vida de uma jovem normal. Saía com minhas amigas, ia para a academia. Fiquei doente, com anemia", contou Natália para Universa na época da denúncia. "Amigos se afastaram por não acreditar em mim." Ela também foi orientada a tomar um coquetel contra infecções sexualmente transmissíveis.

PM suspeito de estupro entra no banco de trás da viatura com a vítima; assista

redetv

Os soldados confirmaram a carona, mas negaram a violência sexual. Durante as investigações, imagens captadas por uma câmera de segurança mostraram que um dos soldados embarcou no banco traseiro, contestando a versão dada por eles de que teriam sentado no banco da frente.

Outro lado

À época, um laudo do IML constatou vestígios da agressão. O Ministério Público denunciou os dois PMs. Anderson e Danilo tiveram prisão preventiva decretada pela Justiça em junho passado e estavam presos desde então.

Universa não conseguiu localizar a defesa dos dois policiais por telefone. A Polícia Militar esclarece em nota que os envolvidos deixaram o Presídio Romão Gomes, mas não voltaram para a patrulha nas ruas. Em nota, acrescenta que o processo administrativo, instaurado pela Corregedoria, segue em andamento, podendo resultar na expulsão dos dois policiais e que a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Praia Grande investiga o caso por meio de inquérito policial, que está em segredo de Justiça.

Registro não foi isolado

Segundo levantamento de Universa a partir de dados da Lei de Acesso à Informação (LAI), cerca de 50 boletins de ocorrência por crimes de estupro e estupro de vulnerável foram registrados contra policiais militares no estado de São Paulo entre 2008 e 2018. Entre 2008 e 2016, foram 42 registros. O boletim de ocorrência é a primeira etapa em uma investigação policial.