PUBLICIDADE

Topo

Ela postou o antes e depois da bariátrica: 'achei que resolveria problemas'

Ju Rangel compartilhou um antes e depois dos últimos 10 anos após a cirurgia de redução de estômago  - Reprodução/Instagram
Ju Rangel compartilhou um antes e depois dos últimos 10 anos após a cirurgia de redução de estômago Imagem: Reprodução/Instagram

Marcos Candido

De Universa

07/01/2020 11h55

A influenciadora Juliana Rangel passou por uma bariátrica há 12 anos. Em vez de dar uma mão positiva na autoestima, o procedimento provocou nela uma série de gatilhos emocionais. Rangel precisou passar a limpo a conexão entre corpo e felicidade.

Nesta segunda (12), ela publicou um "antes e depois" entre 2010 e 2020 no Instagram. No relato, conta como os efeitos colaterais da cirurgia fizeram mal a ela e sobre como é possível ser feliz sendo uma mulher grande. A redução de estômago, inclusive, causou queda de cabelo.

"A verdade é que esse antes e depois da bariátrica é gatilho. É gatilho pois parece que você só pode ser feliz sendo magro. É gatilho, pois mostra emagrecimento como vitória", escreveu. A publicação tem mais 7 mil curtidas e mais de 200 comentários.

"Achei que estar magra resolveriameus problemas"

Leia depoimento da influenciadora Ju Rangel:

Antes e depois de Bariátrica de Ju Rangel; procedimento causou efeitos colaterais e psicológicos - Reprodução/Instagram
Antes e depois de Bariátrica de Ju Rangel; procedimento causou efeitos colaterais e psicológicos
Imagem: Reprodução/Instagram

"Vocês estão acostumadas a ver a famosa foto do "antes e depois" da bariátrica, né? Pessoas que fizeram a cirurgia e que contam cada quilo perdido como vitória e que contam os segundos para mostrar pro mundo seu emagrecimento dessa forma... E eu até entendo a motivação: são pessoas que provavelmente foram tratadas feito lixo a vida toda apenas por serem gordas, pessoas que foram ensinadas que seus corpos eram ruins, pessoas que se viam no espelho e queriam ser outra pessoa. Eu era essa pessoa. Eu já postei esse tipo de foto para provar que 'agora eu sou boa! Olha aqui pra mim, fala mal de mim agora!'

A verdade é que esse antes e depois da bariátrica é gatilho. É gatilho pois parece que você só pode ser feliz magro. É gatilho, pois mostra emagrecimento como vitória. É gatilho, pois gera uma comparação onde o corpo gordo continua sendo representado como negativo. E a pessoa sempre coloca a foto terrível de quando era gorda, sendo que provavelmente ela tem várias boas... Mas quanto pior a foto for, mais a vitória da foto depois vai ficar evidente. Tá tudo errado, e além desses gatilhos, essas fotos de antes e depois não mostram a dura realidade do durante e a do resto da vida.

Postei essa foto de 2010, quando eu tinha 2 anos de bariátrica, achando que estar magra resolveria meus problemas, sendo que aí eu estava fraca, com peruca, vivendo a base de sopa, de cinta e de falsa felicidade... E de agora, 10 anos depois, engordei de novo, tomo sopa quando quero, estou saudável, na medida do possível, pois tenho eternas sequelas por causa da bariátrica, mas com a mente livre sabendo que sou maravilhosa independente do tamanho do meu corpo. Aprenda que seu valor não está no número da sua calça. Aprenda seu valor de verdade!"

Autoestima