Topo

Awkwafina faz história com quebra de tabu ao vencer prêmio no Globo de Ouro

Awkwafina foi considerada a melhor atriz de filmes de comédia ou musical no Globo de Ouro - Mike Blake/Reuters
Awkwafina foi considerada a melhor atriz de filmes de comédia ou musical no Globo de Ouro Imagem: Mike Blake/Reuters

De Universa, em São Paulo

06/01/2020 11h59

Um dos destaques da edição de 2020 do Globo de Ouro ficou por conta do prêmio conquistado pela atriz Awkwafina, de 31 anos.

Filha de uma sul-coreana e de um sino-americano, ela, que nasceu nos EUA, venceu como "Melhor Atriz em Filme (comédia ou musical). Com isto, tornou-se a primeira mulher de ascendência asiática a faturar na categoria, considerada uma das principais do evento.

Awkwafina, só pelo fato de ter feito parte da lista dos indicados, já havia entrado para um seleto grupo: até hoje, apenas seis mulheres de origem asiática haviam sido listadas na categoria. A vitória coroa uma quebra de paradigmas no mundo artístico.

O troféu foi dado à atriz após sua participação em The Farewell (A Despedida). Ela desbancou nomes como Emma Thompson e Cate Blanchett.

No discurso da vitória, Awkwafina homenageou membros do elenco do filme e emocionou o público ao falar de sua família.

"Gostaria de agradecer à mulher que interpreta minha avó em The Farewell, Zhao Shuzhen. Obrigado e, acima de tudo, obrigado à Lulu Wang, nossa incrível diretora. Você me deu essa chance, a chance de uma vida inteira, me ensinou muito. É incrível só ter tido a oportunidade de filmar essa história, estar com você foi incrível. Eu gostaria de dedicar esse prêmio para o meu pai Wally. Eu te disse que eu conseguiria um trabalho, pai; para a minha avó, minha melhor amiga, a mulher que me criou; e para a minha mãe Tia, que eu sempre espero estar assistindo de algum lugar lá de cima e espero que ela esteja vendo isso agora".

Ela também compartilhou uma foto no Instagram comemorando o prêmio.

Tonight

Uma publicação compartilhada por AWKWAFINA (@awkwafina) em

Veja como outras famosas apareceram no tapete vermelho da premiação, que aconteceu ontem, em Los Angeles: