Topo

Apresentador do Globo de Ouro critica falta de mulheres indicadas à direção

Ricky Gervais bebe enquanto apresenta o Globo de Ouro - Paul Drinkwater/NBCUniversal Media, LLC via Getty Images
Ricky Gervais bebe enquanto apresenta o Globo de Ouro Imagem: Paul Drinkwater/NBCUniversal Media, LLC via Getty Images

De Universa

06/01/2020 12h08

Semanas antes de acontecer, o Globo de Ouro começou a ser criticado por "ignorar" diretoras mulheres entre as principais indicações da premiação, especialmente a cineasta Greta Gerwig, do filme Adoráveis Mulheres.

Na hora de anunciar os indicados à categoria de melhor direção, na noite de ontem, o apresentador Ricky Gervais teceu críticas sobre a falta de representatividade: "Há muita controvérsia sobre a nossa próxima categoria: nenhuma diretora foi indicada este ano. E isso é ruim".

Ele continuou falando sobre o assunto, com ironia.

"Conversei com a Hollywood Foreign Press e eles garantiram que isso nunca mais acontecerá", brincou. "Trabalhando com todos os principais estúdios, eles concordaram em voltar ao que era há alguns anos atrás, quando nem sequer contratavam diretoras mulheres, e isso resolverá o problema".

Em dezembro, Charlize Theron, indicada à categoria de melhor atriz pela atuação em Bombshell, também havia criticado a falta de mulheres indicadas.

"É realmente duro porque temos que lembrar que as diretoras representam 10% de nossos diretores e, quando você tem um bom ano [para o cinema] como o que tivemos com um trabalho tão bom, é frustrante", disse a atriz, ao Los Angeles Times. "Não podemos parar essa luta. Temos que continuar fazendo barulho até que sejamos ouvidas e essas histórias sejam reconhecidas".