Topo

Prótese de silicone: entenda se é hora de trocar a sua

É importante ficar de olho à validade do implante de silicone - iStock Images
É importante ficar de olho à validade do implante de silicone Imagem: iStock Images

Paula Roschel

Colaboração para Universa

02/01/2020 04h00

Os implantes de silicone atingiram seu auge nos anos 90. Agora estamos vivendo um novo momento: por questões estéticas ou relacionadas à saúde, muitas mulheres estão buscando a troca ou mesmo cogitando a retirada das próteses.

Se esse é o seu caso, tire aqui as suas dúvidas:

As próteses de silicone precisam ser trocadas periodicamente?

Não necessariamente. "Mas com o passar do tempo, aumenta o risco de haver problemas com a prótese", diz Beatriz Lassance, cirurgiã plástica membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, de São Paulo. Um dos mais comuns é a contratura capsular, um endurecimento da prótese causado por uma reação natural do organismo, que pode acontecer de 5 a 20 anos após a cirurgia. Outra alteração possível é a a ruptura das estruturas do silicone. Os sintomas que servem de alerta para a troca de prótese são endurecimento, mudança da forma dos seios e dor.

Prótese de silicone pode causar câncer?

Um recall feito por uma das empresas que mais comercializam próteses de silicone no mundo deixou muitas mulheres preocupadas. Mas, segundo os especialistas, não há motivo para alarde. Ainda não há comprovação científica suficiente para associar as próteses de silicone ao câncer. "O que houve foram relatos de casos de pacientes que apresentavam próteses de mama e tiveram diagnóstico de um raro tipo de linfoma. No entanto, ainda não se sabe se foi a prótese que causou a doença", diz Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico de São Paulo. A recomendação oficial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é de que as pacientes com próteses mantenham o seu acompanhamento com exames habituais pedidos pelo ginecologista ou mastologista.

Dá para retirar a prótese definitivamente?

Sim, é possível remover as próteses. Um problema que costuma acompanhar a retirada do silicone, no entanto, é a flacidez dos seios. Nesse caso, pode ser feita uma cirurgia que remove o excesso de pele e remodela a região. Também é possível fazer o remodelamento dos seios por meio do enxerto de gordura. "A lipoenxertia é feita com a gordura lipoaspirada do próprio paciente, de áreas de excesso (como flancos ou barriga). O efeito é bem natural e preenche os espaços de prótese, dando mais firmeza", diz André Eyler, cirurgião plástico do Rio de Janeiro.

Quanto tempo leva a cirurgia de retirada de prótese?

Em média, 90 minutos. Mas essa duração depende também se a paciente irá ou não colocar outra prótese menor ou fazer um outro procedimento cirúrgico associado, como os descritos acima.

A cirurgia de retirada da prótese deixa cicatriz?

Sim. A cicatriz pode ser ao redor da aréola, abaixo dos seios (no sulco infra-mamário) ou, mais raramente, na axila. Depende da preferência do cirurgião e do corpo de cada paciente.

Caso precise remover o excesso de tecido, o que é muito comum, a cicatriz pode ser maior que a adquirida com o implante, em formato de T invertido.

O investimento para a retirada da prótese é o mesmo do que para fazer uma cirurgia para colocar o silicone?

Depende do caso. A troca do silicone implica no mesmo custo de sua colocação, já considerando o custo das próteses e os custos médicos e de internação. Se você não for colocar outra prótese, não há o custo da mesma. Mas caso seja necessária a retirada de pele ou o enxerto de gordura, o preço pode voltar a se igualar ao de um implante.

Uma cirurgia de colocação ou retirada custa, em média, R$ 12.000. Ela deve ser feito em ambiente hospitalar, com estrutura necessária para intercorrências, como problemas com anestesias.

Quais são as contraindicações e efeitos colaterais da cirurgia de retirada da prótese de silicone?

Os riscos mais comuns são de infecção e hematomas (sangramentos), apesar de não serem frequentes.

Há uma mudança na tendência dos implantes mamários?

Sim. Segundo os especialistas ouvidos, as mulheres de todo o mundo estão buscando próteses e tamanhos mais naturais.