Topo

Cores de Ano Novo para cada signo: Áries de vermelho, Leão de "Sol"

Vestido vermelho Ano-Novo alto astral - svetikd/Getty Images
Vestido vermelho Ano-Novo alto astral Imagem: svetikd/Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para Universa

30/12/2019 04h00

Se você já cansou de repetir o branco exclusivo nos réveillons da vida, que tal eleger cores diferentes neste ano? Uma opção é se basear na astrologia e investir em tonalidades que têm a ver com a energia planetária que vai reger 2020 — no caso, o Sol — ou que estejam alinhadas com regentes de cada signo ou o seu ascendente.

A astróloga e coach holística Virginia Gaia pontua que quem se alinhar mais com seu signo solar deve usar as cores associadas aos planetas regentes ou co-regentes. Elas são definidas pela Lei da Correspondência (a que explica que o que está em cima é igual ao que está embaixo), dentro do Hermetismo (estudos relacionados ao deus Hermes Trismegisto) e dos estudos da magia planetária.

Se vista de sol

De acordo com a lei, assim, os tons de amarelo, o dourado e o âmbar são bons para a roupa, numa referência direta ao Sol. A escolha também se associa a sucesso, criatividade e expressão pessoal. Outras opções são as cores listadas abaixo para cada signo, associadas aos planetas.

Agora, se você faz questão de manter o branco, um costume que vem de festa dos anos 50, use-o sem drama, já que ele representa a junção de todas as cores.

Virginia destaca que usar branco não é regra mundial na passagem do ano. Ao contrário, os brasileiros são um dos poucos que seguem o costume, influenciados pelas religiões de matriz africana.

"A tradição do branco vem dos rituais umbandistas e está associada a Oxalá, o maior dos orixás", comenta. Aí, é só combinar com muitos acessórios dourados para ativar a energia do sol.

As melhores escolhas

via GIPHY

Para não errar na composição, Virginia Gaia diz que:

A cor selecionada deve ser predominante no visual, mas não é obrigatório compor o look inteiro com ela;
Lingerie também é uma boa alternativa. Entretanto, se a intenção é ativar a energia do planeta para a vida afetiva e sexual, a força será muito mais intensa se houver alguém com quem compartilhar a escolha -- e terminar a noite.
Pode-se fazer mistura de cores (do regente do signo solar e do regente do ascendente, por exemplo) ou apostar em uma estampa que tenha vários tons.

Cor de roupa para o Ano-Novo: cada signo

Confira, abaixo, as orientações da astróloga sobre os planetas regentes e co-regentes dos signos e saiba as cores mais indicadas para a virada do ano.

Áries

Quem é de Áries deve investir em tons de vermelho, especialmente o escarlate, associados ao regente Marte. A cor traz a vibração da paixão, da sexualidade, da conquista, da motivação e da iniciativa.

Touro

Por causa de Vênus, o nativo de Touro pode apostar nos tons ligados ao regente: verde-esmeralda, verde-petróleo e tons de rosa, que encarnam os temas amor, relacionamento, beleza, sedução, persuasão e harmonia.

Gêmeos

O geminiano pode intensificar a energia do seu signo solar usando roupas nas cores associadas aos regente Mercúrio: amarelo-ovo, amarelo-alaranjado e cinza. O planeta que rege Gêmeos está ligado à comunicação, ao comércio, organização, inteligência, aprendizado e clareza mental.

Câncer

O regente de Câncer é a Lua — tão poderosa que tem até rituais para cada uma de suas fases — e, como tal, pede os tons prateado, prata-azulado e azul-pálido na passagem do ano, cores que conversam com intuição, magia, feminilidade, atratividade e equilíbrio emocional.

Leão

Para o signo de Leão, não há muito o que pensar: como seu regente é o Sol, energia planetária que também domina o ano de 2020, suas cores mais indicadas são as radiantes: amarelo-ouro, dourado e âmbar. Com isso, estimula as vibrações de brilho pessoal, sucesso, prosperidade, criatividade e expressividade.

Virgem

Virgem também é regido por Mercúrio e encontra no amarelo-ovo, no amarelo-alaranjado e no cinza boas alternativas para curtir o réveillon. Assim, estimula a energia do signo para 2020, bem como comunicação, comércio, organização, inteligência, aprendizado e clareza mental.

Libra

Outro signo regido por Vênus, Libra pode apostar em roupas que destaquem as cores verde-esmeralda, verde-petróleo ou variações de rosa, que são ótimas para trabalhar o amor, relacionamento, beleza, sedução, persuasão e harmonia.

Escorpião

Marte é o co-regente de Escorpião: o regente é Plutão, mas sua descoberta é "recente" e, por isso, pouco estudada pela astrologia tradicional. Assim, o escorpiano tem como opção de cores para a passagem do ano os diferentes tons de vermelho. Se for para indicar apenas um, a recomendação é o escarlate, que representa paixão, sexualidade, força, conquista, motivação e iniciativa.

Sagitário

O planeta Júpiter é o que rege Sagitário e, para o nativo do signo, recomenda-se usar as tonalidades as cores azul-escuro, azul-violáceo ou violeta na passagem do ano. Tais cores, aliás, representam sabedoria, conhecimento, justiça, espiritualidade, proteção, otimismo e expansão.

Capricórnio

O signo de Capricórnio tem regência de Saturno, planeta ligado à estrutura, materialidade, concretização, projetos de longo prazo, estabilidade e prudência. Na virada do ano, o capricorniano pode apostar em marrom-escuro, preto e preto-azulado, tons saturninos.

Aquário

Aquário é regido por Urano, planeta que não é vinculado à Lei da Correspondência. Por isso, o aquariano deve se inspirar em seu co-regente Saturno (associado à prudência, ao lado material, planos longos, estabilidade e realização). As cores mais indicadas para o nativo na noite do dia 31 são marrom-escuro, preto e preto-azulado.

Peixes

O último dos signos, Peixes, também é regido por Netuno, mas as leis herméticas recomendam dar atenção para o co-regente Júpiter — o planeta ligado ao conhecimento, otimismo, expansão, justiça e espiritualidade. Assim, na virada do ano, o pisciano pode apostar em azul-escuro, azul-violáceo e violeta.