Topo

Homem coloca fogo na casa da ex e bate em carro da PM ao tentar fugir

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Ponta Grossa

27/12/2019 16h12

Um homem de 46 anos foi preso ontem à noite pela Polícia Militar (PM) do Amapá por tentativa de triplo homicídio após jogar o carro que dirigia contra uma viatura, no bairro Marabaixo, na Zona Leste. Ele estava em fuga depois de atear fogo na casa da ex-namorada, que o havia denunciado em 24 de dezembro por agressão física e abuso sexual contra a filha dela, que é menor de idade.

De acordo com o Batalhão de Força Tática da PM, o suspeito, identificado como Adenilson Nogueira, foi intimado a prestar depoimento ontem à tarde na Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM) pelos crimes apontados pela ex-mulher. Ao encontrá-la na unidade policial, o acusado saiu sem ser ouvido.

Após deixar a delegacia, o homem seguiu até a casa da ex, no distrito de Coração, na Região Metropolitana de Macapá, e colocou fogo no imóvel. Imagens que circulam nas redes sociais mostram as chamas consumindo a estrutura da casa.

Agentes da Polícia Civil solicitaram apoio da PM. O Batalhão de Força Tática chegou à casa da ex-mulher do suspeito, mas não o encontrou. Pouco tempo depois, o homem avistou um carro da polícia e arremessou o veículo que pilotava contra a viatura, que retornava do incêndio. Segundo a PM, o suspeito teria confessado que o acidente foi intencional.

"A delegada estava tomando depoimento da ex-esposa porque ele é investigado por violência doméstica praticada na véspera de Natal, inclusive o abuso sexual contra a enteada dele. Mas esse indivíduo se revoltou e não quis esperar, pegando o veículo e se dirigindo a casa da ex-esposa. Ateou fogo na casa e se deslocou para onde a sogra morava de posse de uma arma de fogo para supostamente atentar contra a integridade dela. A viatura retornava do apoio dado à casa queimada quando ele arremessou o carro contra ela", relatou o comandante do Batalhão de Força Tática, major Max Almeida.

Carro da Polícia Militar fica destruído após colisão com veículo conduzido por suspeito - Divulgação/PM - Divulgação/PM
Carro da Polícia Militar fica destruído após colisão com veículo conduzido por suspeito
Imagem: Divulgação/PM

Três PMs ficaram feridos, sendo um estado grave ao ter um afundamento da face. O suspeito também sofreu escoriações. Todos foram encaminhados ao Hospital de Emergências de Macapá. Apenas o policial com ferimento mais grave permanece em observação, mas sem risco de morte. Com o suspeito, a PM ainda encontrou um revólver calibre 38.

"Era um relacionamento perturbado. Esse caso envolve subjetividade humana. Seria como se estivéssemos em um local qualquer e aparecesse um louco jogando um carro contra. (...) Na delegacia, ele já sabia que a 'casa havia caído', então resolveu se vingar da ex, da sogra e tentar se matar.", comentou o oficial da PM.

Além do inquérito inicial de violência doméstica e estupro de vulnerável, o homem foi preso por tentativa de triplo homicídio contra os três PMs feridos na viatura, direção perigosa, incêndio criminoso e porte ilegal de arma de fogo.

Depois da alta, a PM conduziu o homem para a Delegacia de Crimes Contra a Mulher e demais unidades especializadas responsáveis por apurar os outros crimes. A Justiça decretou na tarde de hoje a prisão preventiva do suspeito depois de audiência de custódia, sendo encaminhado ao Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN).