Topo

Logo após o Natal, eclipse solar em Capricórnio mexe com regras e sociedade

Eclipse de hoje é em Capricórnio - iStock
Eclipse de hoje é em Capricórnio Imagem: iStock

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

26/12/2019 04h00

Tá pensando que 2019 já acabou? Que nada! Nos suspiros finais ainda teremos um eclipse solar em Capricórnio para ver quem ainda tem fôlego para este ano. O fenômeno tem seu ponto ápice às 02h17 no horário de Brasília e sua sombra vai abranger uma área maior na Ásia, China e Austrália. Segundo o astrólogo Nando Guimarães, regiões que podem ser mais afetadas com acidentes naturais e problemas com chefes de estado.

"É uma despedida, um aviso para reorganizarmos as agendas. 2020 e 2021 serão muito diferentes, uma verdadeira despedida de era", diz o astrólogo. Por ocorrer no signo de Capricórnio, aquele que aplica regras e cobra resultados, seremos convidados a refletir sobre nossas responsabilidades cotidianas e perceber a quem damos poder enquanto sociedade.

Nando explica que, aqui no Brasil, o eclipse afetará a comunicação, a imprensa, os transportes e a relação com países vizinhos. As autoridades nessas áreas serão contestadas durante os próximos seis meses e podemos ter a troca de ministros ou secretários, além de questões de justiça e finanças nacionais estampando os noticiários.

Segundo a tradição, diz o astrólogo, todo eclipse solar traz uma ocultação do patriarcado e um empoderamento do feminino. "Dizem que era tempo dos rituais das 'bruxas' se protegerem do abuso de autoridades e do masculino, representados pelo Sol. Como acontece num signo de autoridade, pode simbolizar o apagar de luzes de figuras paternais do mundo, bem como figuras tiranas familiares", completa.

Dentro deste cenário, a previsão é que o governo e as autoridades empresariais ou tradicionais serão questionadas e forçadas a propor mudanças. "Fica cada vez claro que as políticas do patriarcado são insustentáveis. Enxergaremos a necessidade de novas estruturas sociais, com o compartilhamento do poder e transformações bruscas em todas as hierarquias", analisa o astrólogo.

Leia abaixo a reflexão que o eclipse traz para cada signo.

Áries

Espere desafios e transformações na carreira e ao lidar com autoridades. Talvez algumas mudanças forçadas venham te importunar. Portanto, tenha planos B e C em mãos.

Touro

Você receberá um auxílio em reorganizar valores éticos e sua visão de mundo. Viagens e contatos com o exterior estão favorecidos. Atenção com debates sobre política e religião.

Gêmeos

Para os geminianos, o eclipse afeta assuntos do corpo físico, dívidas, contas conjuntas, heranças, perdas emocionais e legados. Assuntos polêmicos vêm à tona para reciclar emoções.

Câncer

É hora de redefinir parcerias comerciais, contratos, litígios e relações com clientes. As relações amorosas também passam por revisões e encerramentos de um ciclo.

Leão

Aproveite para revisar sua saúde e dieta. Assuntos relacionados a colegas e rotina de trabalho pedem sua atenção. Dedique-se mais àqueles que dividem o lar com você, inclusive os animais de estimação.

Virgem

Desafios nas relações com filhos e crianças em geral. Cuidado no diálogo com parceiros amorosos e também com jogos de azar. Aproveite para fazer planos de férias e expressão artística.

Libra

Aguarde mudanças e mantenha atenção especial com idosos, pais e familiares. A vida doméstica chama sua atenção e assuntos imobiliários podem voltar à tona.

Escorpião

Aguarde mudanças ou crises nos relacionamentos com irmãos, primos e vizinhos. Que tal expressar o que sente através de blogs ou redes sociais?

Sagitário

Mantenha seu foco nos valores pessoais e gostos individuais. Fique de olho, assuntos como patrimônio, economias e finanças pedem sua atenção neste eclipse.

Capricórnio

Que tal mudar sua aparência física, suas relações sociais e cuidar mais da saúde? Perceba como você coloca sua marca pessoal em tudo que faz e como os outros o enxergam.

Aquário

Este eclipse simboliza a finalização de processos internos, muita reflexão e desafios. Você pode sentir a vontade de ficar em isolamento, retiro, descansando e meditando. Bom momento para espantar fantasmas do passado.

Peixes

Você ganha a oportunidade de repensar objetivos e sonhos de vida. Conte com a participação de seus amigos e de grupos com ideais parecidos aos seus para esta jornada.