Topo

Véspera de Natal é amanhã: seu signo é daqueles que amam ou odeiam a festa?

Taurino espera o ano inteiro para as ceias fartas, já reparou? - FG Trade/Getty Images
Taurino espera o ano inteiro para as ceias fartas, já reparou? Imagem: FG Trade/Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para Universa

23/12/2019 04h00

Família reunida, amigos queridos por perto, mesa farta, clima de harmonia no ar? O Natal tem tudo para ser uma das melhores festas da vida — mas nem todo mundo gosta tanto dele assim.

Os sentimentos que prevalecem na ocasião não são unanimidade, como apontam os astros. "Algumas pessoas não gostam muito desta época, o que pode ser explicado por algumas características do signo", comenta Yara Vieira, astróloga do Astrocentro.

A seguir, ela esclarece por que cada signo ama ou odeia o Natal.

Áries

Áries é um signo muito preocupado consigo mesmo, logo, descansar e aliviar o estresse são sempre ótimas opções em qualquer feriado. Embora o Natal tenha muitos encontros e amor, o nativo valoriza mais o jantar e a comemoração — bebidas, brincadeiras etc. Qualquer coisa que tire o ariano da rotina cansativa e traga um pouco de diversão é bem-vindo. Outro ponto: quem nasce sob este signo odeia mimimi ou puxa-saquismo. Foge disso nos encontros.

Touro

Fartura e muita comida gostosa são palavras-chave para convencer um taurino a ir a qualquer lugar. Na ceia de Natal, Touro se esbalda, mesmo acreditando que tal evento seja supervalorizado. O taurino é do tipo que atura o lado "chato" do momento para ficar perto das pessoas queridas. A questão da família reunida pesa muito para ele.

Gêmeos

O geminiano é fã de uma boa festa, independente da comemoração. Só que ele também é impaciente e mutável, ou seja, na mesma intensidade que está curtindo o rolê, pode começar a odiar em dois tempos. E todo o trabalho em presentear causa uma fadiga no nativo de Gêmeos, principalmente quando tem de escolher mimos para muitas pessoas.

Câncer

Quando se fala em sentimento e sensibilidade, Câncer acaba se destacando. O nativo do signo ama o Natal, pois é uma festa que envolve muito a família. Outro ponto importante é que o canceriano adora dar e receber presentes. Fica feliz da vida em qualquer situação!

Leão

Criativo e generoso e, de certa forma, presunçoso, o nativo de Leão gosta de ser o centro das atenções. Na real, ele nem é tão fã da comemoração natalina, mas aproveita a oportunidade para reencontrar amigos e familiares, matar a saudade e, também, mostrar quão bem está. Como o leonino é muito generoso, o Natal acaba sendo uma chance para presentear quem ama.

Virgem

Quem é de Virgem costuma ser extremamente preocupado, perfeccionista e organizado. Por isso, o nativo vê o Natal como uma comemoração "um pouco difícil". Toda a questão de se deslocar, dar presentes, receber algo que não gosta ou até aguentar aqueles familiares que não se dão tão bem podem se tornar um fardo para ele. Agora, se tudo for planejado direitinho, se sentirá superbem.

Libra

O libriano é muito vaidoso e o tipo de pessoa que "topa tudo". Como festeiro assumido, então Natal é comemoração certeira em seu calendário social. O único problema para Libra é escolher quem presentear e o que dar, porque é indeciso.

Escorpião

O nativo de Escorpião não é tão extrovertido e comunicativo. Por isso, para ele, o Natal passa um pouco dos limites. Até gosta da confraternização de pessoas queridas, mas o fato de todos esperarem essa data especial para isso o incomoda. Outra coisa: o escorpiano é muito perceptivo, então abusa da festa para analisar e observar como todos estão agindo.

Sagitário

O nascido em Sagitário é alguém muito livre, expansivo e otimista. Assim, é muito difícil que deixe de aproveitar para curtir alguma situação — e não seria diferente no Natal. Só que existe um porém: o hábito de fazer tudo repetidamente, ano após ano, deixa o sagitariano meio desconfortável, sentindo falta de novidades. Além do mais, quando quer, o sagitariano pode ser grosseiro e corre o risco de se envolver em algum conflito familiar, situação comum quando há muita gente reunida.

Capricórnio

Quem tem o signo solar em Capricórnio tende a ser mais pão-duro em relação a alguns detalhes.

Então, a visão capricorniana de Natal é só a de "gastar com presente, com bebidas ou comidas" e isso pode acabar com o prazer da comemoração do nativo do signo. A única forma de aproveitar a data é se o aniversário for próximo. Neste caso, tem a expectativa de que alguém lembre dele e o coloque no centro das atenções.

Aquário

Paciência não é o forte de Aquário. Por outro lado, o nativo adora uma calmaria e um momento em família. Logo, o Natal fica sendo um meio-termo de festa tradicional. O aquariano costuma aproveitar muito esse dia, desde que não seja responsável por arrumar a casa ou cozinhar.

Peixes

O pisciano é extremamente generoso e dependente, principalmente daqueles que ama. Ou seja, a festa no fim de ano significa felicidade para Peixes, que sorri o tempo todo ao se dar conta de ter as pessoas queridas ao seu redor. O nativo também tende a ser bastante consumista e ama presentear — então o Natal une o útil ao agradável.