Topo

French bob: o corte curto "antiguinho" que promete ser tendência em 2020

A atriz Maria Eduarda, de Éramos Seis - Reprodução/Instagram
A atriz Maria Eduarda, de Éramos Seis Imagem: Reprodução/Instagram

Paula Roschel

Colaboração para Universa

15/12/2019 04h00

Voltar ao passado pode ser algo bem moderno! Isso fica claro em uma tendência de corte de cabelo que estava com tudo em 1920 e agora é desejado por garotas descoladas que estão de olho em 2020. O corte engloba fio na altura da boca, ou do queixo, e franja curta e se chama French Bob. Nas telinhas, está fazendo a cabeça de algumas personagens da novela "Éramos Seis", na Rede Globo.

O cabelo curto e cheio de atitude, conhecido popularmente como 'bob', já dava muito o que falar no passado. Em 1910 a atriz e cantora francesa Polaire foi uma das primeiras famosas a desafiar o costume da época, que impunha cabelos longos para as mulheres, e fazer um corte radicalmente batido. Já a variação francesa, do French Bob, ganhou espaço na década de 20, com o início do cinema e suas estrelas, como Irene Castle e Mary Thurman.

De lá pra cá, alguns 'revivals' aconteceram, como em 1970 e 1990."O French Bob possui algumas particularidades que o definem e fazem com que ele seja extremamente estiloso e atemporal. O primeiro fator é o comprimento. O corte é curto, geralmente atingindo a altura da mandíbula, e tem uma base mais reta. Além disso, a franja é posicionada acima das sobrancelhas (reta e cheia ou toda desfiada)", diz Raphael Cintra, hairstylist do The Art Salon, de São Paulo.

As franjas são mesmo uma marca registrada das francesas, e não poderiam estar de fora deste corte que leva uma nacionalidade como ponto de estilo.

"O ideal é optar por seu corte irregular, pois as francesas são adeptas dos visuais com cara de 'acordei assim'. Algumas mulheres preferem os formatos mais arredondados e com pontas laterais mais longas, dando contorno ao rosto", diz Anne Trentim, cabeleireira do Jacques Janine Fashion Mall, no Rio de Janeiro.

Liso, ondulado e cacheado

"Apesar de ser um corte comum para quem tem o cabelo fino e liso, o French Bob também é interessante para mulheres com fios ondulados e cacheados. Ele fica lindo em qualquer formato de rosto, sendo elegante e moderno", diz Wesley Nóbrega, hairstylist do espaço Allummê, em São Paulo.

Sprays texturizadores podem trabalhar como aliados para um volume incrível no French Bob.

A dermatologista Adriana Cairo, entretanto, conta que é preciso ter apenas um cuidado com a utilização do cosmético. "Por se tratar de um corte curto, é necessário ter a cautela de usar os finalizadores apenas no comprimento e pontas. No caso dos sprays, o ideal é borrifar o conteúdo nas mãos e aplicar, para evitar que a fórmula chegue até o couro cabeludo, o sensibilizando", diz a médica.