Topo

Coincidência ou não? O que esperar de uma sexta-feira 13 com lua cheia

È sexta 13, e aí? - Gabriele Motter/Unsplash
È sexta 13, e aí? Imagem: Gabriele Motter/Unsplash

Claudia Dias

Colaboração para Universa

13/12/2019 04h00

Sempre que o calendário aponta uma sexta-feira 13, vêm à tona todo tipo de superstição relacionada à data. Se o dia cheio de crendices ainda coincidir com a enigmática lua cheia, pronto: é prato cheio para os fãs do universo místico. E é justamente essa coincidência que torna a ocasião ainda mais curiosa.

"Temos, historicamente, um misticismo muito grande associado à sexta-feira e ao dia 13, em específico. O fato de haver lua cheia torna a combinação mais interessante, porque historicamente a lua cheia também está ligada ao misticismo", pontua Virginia Gaia, astróloga e coach holística. Entretanto, tudo não passa de uma mera coincidência

Como tudo começou

Como explica a Virginia, as sextas-feiras são dedicadas ao planeta Vênus e a deusas relacionadas ao feminino. De acordo com ela, quando houve uma ascensão da visão mágica e mística mais voltada ao patriarcado (masculino), todas sextas-feiras se mantiveram dentro desse recorte feminino, incluindo um contorno mais picante, sexual e, ao mesmo tempo, maléfico.

Já o 13 entrou para a história por causa de várias questões e situações ligadas ao número, como a data de morte dos principais expoentes dos Cavaleiros Templário e a associação do algarismo com o arcano da morte no tarô - que não é uma carta negativa, observe-se, pois fala de transformação.

Com isso, a sexta-feira 13 foi associada a uma série de conceitos, imagens e ocasiões que remetem ao místico e signos. "Isso ocorre em diferentes culturas", observa a especialista.

Vale ressaltar, porém, que a lua rege o feminino na astrologia. "A lua cheia é mística, mediúnica - rege as marés, deixa os humores à flor da pele e tem um visual mágico", descreve a astróloga. Ou seja, nesta data, o feminino está bastante aflorado.

A seguir, Virginia Gaia conta o que cada signo pode esperar nesta sexta-feira 13, com direito à lua em sua fase máxima.

Áries

Nesta lua cheia, quem é de Áries deve buscar conhecimento, sobretudo para vencer crenças limitantes. É uma oportunidade muito grande de aprendizado, reforçada por Marte passando por Escorpião. Isto torna o período bem propício para o ariano estudar, buscar novas informações e ter contato com novas crenças, valores e até religião.

Touro

Para o taurino, é momento de renovação de valores. A ocasião também é boa para eleger prioridades e identificar em que vale a pena investir tempo (e dinheiro) para ser concretizado ainda neste ano, sem a obsessão de fazer tudo de qualquer jeito só para fechar 2019. Nesta lua cheia, Vênus, regente de Touro, está juntinho de Saturno, o que significa que não é hora de brincadeiras, mas de tomar para si as responsabilidades do que quer fazer agora ou adiar para 2020.

Gêmeos

O geminiano é bastante tocado por esta lua cheia. Trata-se de uma fase de muita sensibilidade, inclusive para os relacionamentos. É bom momento para Gêmeos conversar com o parceiro, caso exista alguma pendência a ser resolvida. Tomar cuidado para não falar demais também ajuda, mas não se deve deixar engolir sapos. Ainda é momento propício para usar o sexto sentido e a intuição para lidar com as pessoas.

Câncer

Quem é de Câncer vai sentir bastante esta lua cheia. Como deve estar com uma rotina supercorrida e até sobrecarregado no trabalho, é momento de organizar o dia a dia para dar conta de tudo. Recomenda-se atenção à saúde e cuidado com os excessos típicos de fim de ano - não ser pego de surpresa por ter comido demais ou não ter dormido direito, por exemplo. Ou seja, é necessário muito foco na rotina e na saúde para terminar bem o ano.

Leão

O leonino tende a se mostrar um pouco impaciente por causa da vida social intensa. Isso porque Leão quer estar com todas as pessoas e fica agitado por não conseguir encontrar todo mundo. Por isso, é imprescindível saber priorizar quem é realmente importante em sua vida, sobretudo aqueles que respeitam quem ele é e seu estilo de vida.

Virgem

Virgem está, literalmente, botando a casa em ordem. Ou seja, é um bom momento para se organizar internamente. Essa lua cheia traz ainda boa oportunidade de diálogo em família e para arrumar coisas dentro do lar - decoração, organização etc. É um bom momento para cuidar de si e de detalhes pessoais, além de ficar confortável dentro do seu espaço particular.

Libra

O libriano que pretende viajar logo, principalmente com a família, precisa começar a planejar o passeio. Aprendizado também está em alta para quem é de Libra. Leituras e atividades intelectuais são bem-vindas durante todo o período da lua cheia. O ideal é que consiga usar toda a força mental para adquirir novos conhecimentos. É preciso pensar na comunicação - e ser mais assertivo com as palavras

Escorpião

Quem é de Escorpião requer, neste momento, cuidar um pouquinho mais das finanças. Como está num momento impulsivo e ansioso, a ocasião pede que o escorpiano controle o bolso. Essa lua cheia vem para lembrar o nativo a necessidade de se organizar financeiramente, a fim de conseguir fazer tudo com tranquilidade - compras de fim de ano, relaxar, viajar… Também vale considerar investir o dinheiro extra do fim de ano, em vez de gastar tudo para conter a ansiedade.

Sagitário

O nativo de Sagitário está sentindo o peso (bom e mau) dos relacionamentos e se vendo desconfiado de tudo e todos. Agora é a melhor hora de falar com as pessoas e não esquecer seu lado social e celebrar. Graças à lua cheia de lunação de Sagitário, o sagitariano está ainda mais emotivo e sensível, com o lado super-humorado em alta.

Capricórnio

O nativo de Capricórnio é outro que está supersensível neste período. Acumula ainda a cabeça cheia de responsabilidades, com aquela sensação que precisa dar conta de tudo e de todos - ele quer ajudar outras pessoas, pois se sente responsável por tudo o que acontece. Esta lua cheia vai mexer neste lado capricorniano, evidenciar essas responsabilidades. Por isso, talvez o nativo se mostre mais workaholic do que nunca - e é nisso que precisa se organizar para agir com calma e saber trabalhar em equipe, evitando surpresas com colegas.

Aquário

Aquário também está na fase de muitos amigos e vida social intensa, pensando no que fazer no próximo ano ou na virada. É um momento de lazer e bastante prazer, mesmo. Porém, ele deve tomar um pouco de cuidado para que não fique com a cabeça nas nuvens ou muito focado na vida social a ponto de esquecer as necessidades básicas e os cuidados pessoais. Lua cheia também reforça o clima de paquera e ele pode ter bons momentos a dois nesta semana, especialmente.

Peixes

É um momento muito sensível para Peixes, que está sonhando com o futuro. Ele precisa parar e se organizar, fazer um balanço sobre carreira e vida pessoal. A lua cheia se mostra propícia para o pisciano estruturar seu futuro. A ocasião também é favorável para o reconhecimento dos esforços piscianos ao longo do ano - dos chefes, por exemplo. Aliás, é a prova dos nove para ele confirmar se fez as escolhas corretas, nos últimos meses.

LEIA MAIS: