Topo

1ª professora com síndrome de Down do Brasil entra para a Turma da Mônica

Débora Seabra "virou" personagem - Reprodução/Instagram
Débora Seabra "virou" personagem Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa

12/12/2019 17h29

Débora Seabra de Moura, a primeira professora com Síndrome de Down do Brasil, é a mais recente personalidade homenageada pelo projeto Donas da Rua da História, da Maurício de Sousa Produções, que destaca mulheres revolucionárias mundo afora.

Ela "virou" personagem com os traços da Turma da Mônica para a mostra que leva o nome do projeto, organizada pela pela Prefeitura de Natal — cidade em que a professora nasceu — e a Maurício de Sousa Produções.

Além de Débora, são homenageadas 23 mulheres como Malala Yousafzai, Tarsila do Amaral, Frida Kahlo e Carolina de Jesus.

"Débora Araújo Seabra de Moura foi a primeira pessoa com Síndrome de Down, na América Latina, a concluir o curso de Magistério e é autora do livro 'Débora conta Histórias', de fábulas inclusivas", explicou a Turma da Mônica, ao anunciar a nova personagem nas redes sociais.

O texto publicado lembra, ainda, que Débora já teve seu trabalho reconhecido em um painel na ONU, em Nova York, pelo Dia Internacional da Síndrome de Down.

O Donas da Rua foi criado por Mônica Sousa — filha de Maurício que inspirou a protagonista dos gibis — e tem o apoio da ONU Mulheres.

"O projeto foi desenvolvido para trabalhar questões de inclusão e dar visibilidade e representatividade a mulheres fortes e determinadas que de alguma forma fizeram a diferença na sociedade, como a nossa mais nova homenageada, Débora", disse Mônica, que é diretora Executiva da Mauricio de Sousa Produções, em nota enviada à imprensa.