Topo

Previsões de 2020: esotéricos contam o que vai acontecer. "Será ano duro"

diego_cervo/iStock
Imagem: diego_cervo/iStock

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

07/12/2019 04h00

O Sol vai reger 2020 e se espera que seja um ano de brilho e de revelações. A numerologia também prevê que a partir de 1º de janeiro nossas vidas terão energia em dobro e é possível que aconteça uma guinada financeira.

Quem saber o que mais bruxos, astrólogos e paranormais esperam para 2020? Claudiney Prieto, bruxo e criador da Mystic Fair, feira esotérica que acontece no Brasil há dez anos, reuniu um grupo de especialistas em espiritualidade e energias para fazer uma roda de previsões.

Segundo ele, o ano terá o Sol como nosso regente. Além de esperarmos iluminação e brilho, devemos nos lembrar que muita coisa oculta poderá vir à tona.

Participaram da roda de conversa a paranormal Cathia D'Gaya, o adivinho Carlinhos Vidente, o pai-de-santo Diego de Airá, os astrólogos Ricardo Hida e Serena Salgado, a numeróloga Márcia Pugliesi, a sacerdotisa da Grande Fraternidade Branca Valdiviah Latare e o coach espiritual Daniel Atalla.

Confira abaixo o que cada um deles prevê para 2020.

Mais sucesso em 2020

Para o próximo ano, estaremos com a energia do trabalho com o cigano Vladmir e a energia do dinheiro com a cigana nômade Solemar. A carta número 4 do baralho cigano é a Casa, e ela nos diz que poderemos realizar projetos e finalizar o que tanto desejamos ver concretizado.

Podemos ter patinado um bocado em 2019, mas em 2020 teremos muito sucesso. Já a carta 13, que é a carta da Criança, completa o cenário dizendo que teremos muitas possibilidades de alcançar nossos objetivos.

Podemos, com isso, contar com caminhos abertos a partir do dia 1º de janeiro de 2020. A criança traz uma ingenuidade que é muito importante para nós, habitantes de um mundo tão duro. Não é uma ingenuidade burra, mas é a daquele que se vê disposto a percorrer seus sonhos sem criar implicações. Ao mesmo tempo, 2020 será um ano de grandes definições, força e consciência para enfrentar os obstáculos e colocar os "pingos nos is". Será muito melhor que 2019, mas o Brasil será convidado a acertar o que não está bom, sem dúvidas.

Cathia D'Gaya, paranormal

O que aconteceu neste ano ainda permanece

Eu gostaria muito de falar que 2020 vai ser melhor, mas vejo o cenário completamente diferente. O ano que vem será um dos piores para o Brasil. O assunto Marielle vai feder e será definitivo no cenário político. Veremos muitas brigas de família entre os governantes. Todos irão para as ruas, a exemplo do que já está acontecendo na América Latina. A cada seis lojas, três irão fechar em uma séria crise no comércio.

A região sul sofrerá com tempestades e enchentes. O mar irá se revoltar contra todo óleo derramado e, além disso, sentiremos o abalo de um terremoto na Avenida Paulista, em Santos e no Rodoanel sentido Campinas.

As pessoas no poder estarão trabalhando por vontade própria e não pelo povo. Perderemos três apresentadores de televisão aberta muito influentes para o Brasil. Um deles deixará o país de luto por duas semanas, inclusive. Poderemos viver novamente uma greve de caminhoneiros e, além disso, a Amazônia ainda vai dar muito o que falar. Veremos uma matança de indígenas por brigas de território que será muito séria.

Carlinhos Vidente

Exu traz transformações

Exu há de trazer muitas transformações e, além disso, Xangô entra em 2020 muito forte, pedindo por justiça e trazendo muitas coisas à tona, muitas verdades. A gente entra nesse turbilhão e o primeiro semestre será de uma verdadeira transição. É claro que há previsões boas, mas estamos em aprendizado, um momento excelente para as mais diversas reestruturações.

Busquem um motivo espiritual. Nos anos que se passaram, muitos de nós se afastaram da espiritualidade e hoje, mais do que nunca, precisamos nos aproximar novamente. Por bem ou por mal, isso acontecerá. Melhor que seja por vontade própria, não é mesmo?

Diego de Airá, babalorixá

Ajudinha da espiritualidade

No mapa astral do Brasil para 2020, o Sol ingressa em Áries e teremos uma concentração de astros em Capricórnio, um signo de muito conservadorismo, cautela financeira e questões profissionais.

Temos, também, Netuno em Peixes, mostrando que a espiritualidade vai nos ajudar muito nesse ano de terra, um ano seco. Todas as coisas físicas — incluindo a saúde — merecem atenção. Definitivamente, não é um ano para brincar com a saúde. Além disso, Júpiter, Plutão e Saturno trazem um ano politicamente conturbado para o Brasil. Vamos enfrentar muitas dificuldades enquanto cidadãos brasileiros.

O ano será regido pelo Sol a partir de março, mas no mapa do Brasil, Júpiter e Marte estão muito fortes, exigindo ética, justiça e aproximação da família. Somos um país com pouca estabilidade e planejamento, portanto, plantem o que querem colher com responsabilidade. A ligação com o sagrado vai trazer mais tranquilidade para vivenciar tudo isso.

Ricardo Hida, astrólogo

Número 4 como regente

2020 para mim será maravilhoso para todos nós. É quando a gente sai do ciclo do número 1 — do 2010 até 2019 — e um novo caminho se inicia. O número 4, o Sol, Xangô, Ganesha, Arcanjo Miguel e a carta do Julgamento no Tarô serão nossos regentes.

O principal é que estamos, neste momento, virando um fluxo de energia gigantesco, que é a saída de uma fase totalmente tensa e negativa. Com o país em guerra, 2019 pode não ter sido fácil para muita gente, por isso mesmo em 2020 precisaremos limpar tudo que não serve mais. É primordial construir em nós uma faceta melhor. O país pode estar, sim, num momento ruim, mas o que você vai fazer por você é o que importa. Está pronto para viver seu melhor? Essa possibilidade chega com o novo ano.

Se nos últimos ciclos não estavam favoráveis, agora é a hora de fazer uma mudança total e 2020 dá essa possibilidade. De cara, temos a carta do Julgamento, que diz que podemos que podemos renascer e buscar nosso propósito. De novo, ainda acho que vamos ver pessoas públicas partindo e, a partir disso, poderemos refletir mais sobre a nossa própria vida.

Daniel Atalla, coach espiritual

20 e 20: parcerias e adaptação

O ano de 2020 será regido pelos números 20 e 20, que vão ajudar muito nas parcerias, na paciência e na nossa adaptação. É muito importante que a gente treine a flexibilidade porque, quando somados, os dois números resultam em um 4, que traz uma reestruturação, um alicerce sólido e bases firmes para aquilo que for construído tijolo por tijolo. Para as coisas darem certo, tem que ser assim: trabalho, foco, dedicação e honestidade. Tudo que falamos aqui são tendências, e não sentenças fechadas.

Cada um tem uma história e uma trajetória, o que desejamos é que cada um consiga usar isso de uma maneira positiva. E, através da energia de 2020, a numerologia traz essa força. Se fomos observar, são números pares que estão regendo este ano, e números pares são mais lentos do que os ímpares. Todo alicerce e reestruturação precisa dessa lentidão para que as construções aconteçam de maneira sólida. Os dois zeros de 2020 são um verdadeiro start!

Portanto, 2020 tem tudo para ser bom, desde que nos dediquemos a isso.

Dica: limpem tudo que não tem mais utilidade da vida de vocês, inclusive dos pensamentos. Daqui em diante, se empoderem daquilo que é de vocês por direito. Limpezas emocionais e físicas abrem caminhos poderosos. As novas sementes estão prontas para chegar em nossa vida, mas elas precisam de espaço. Quem não for flexível, terá dificuldades. Quem não se adaptar, idem. O momento é de buscar paciência e boas parcerias.

Marcia Pugliesi, numeróloga

Sol coloca de novo no rumo

Será um ano marcado por conjunções entre Júpiter, Saturno e Plutão em Capricórnio. No dia 20 de março, quando começa o ano astrológico, Marte será como um estopim, trazendo revelações econômicas e políticas que não serão fáceis, mas serão importantes, já que Capricórnio mostra os acontecimentos que precisam ser estruturados.

A gente viu muita coisa errada acontecendo em 2019, muita corrupção inclusive, mas Júpiter vem mostrar ao mundo que, quem abusou, vai pagar. Será um ano que pedirá para que nos reorganizemos em nossa identidade, que façamos reestruturações em todos os âmbitos. Não será simples, ainda que seja regido pelo Sol.

Quem você é e o que você quer construir? Se você se perdeu, o Sol te coloca de volta ao rumo. Porém, teremos, sim, muitas coisas para reestruturar. A justiça é representada por Júpiter e, em Capricórnio, e ele diz: acabou a mamata. Só vai ganhar dinheiro quem se esforçar e trabalhar. Quem ganhou dinheiro sem merecer, terá que devolver. Dito isso, vamos nos lembrar que o povo brasileiro é trabalhador e merecedor. Que vibremos na prosperidade a na abundância!

Serena Salgado, astróloga

Fluxo de energia favorável

Nós vamos entrar em 2020 com a regência do quarto raio da grande Fraternidade Branca. É um fluxo de energia favorável para fazermos todos os cursos possíveis, adquirir muito conhecimento e equilíbrio divino. O nosso amado mestre Seraphis Bey, os serafins e nosso amado Arcanjo Gabriel trazem um trabalho muito especial para controlar nossas emoções pessimistas. Seja no mundo individual, seja no mundo social, seremos testados. Porém, precisaremos enfrentar tudo com harmonia e distinguir o verdadeiro eu do eu dual. Devemos buscar o prazer de viver, ter pensamentos superiores e ajudar os seres de luz a trabalhar a arrogância e o ego. Vamos vigiar nossos desejos. Não estamos sós!

Valdiviah Latare, Fraternidade Branca