Topo

Que horas preciso transar para engravidar? Orgasmo ajuda? Médica conta

Se transar for apenas um ato mecânico, a fertilização pode ficar prejudicada - eclipse_images/iStock
Se transar for apenas um ato mecânico, a fertilização pode ficar prejudicada Imagem: eclipse_images/iStock

Nathália Geraldo

De Universa

05/12/2019 04h00Atualizada em 12/02/2021 09h11

A pressão para ver o teste de gravidez dar positivo ronda mulheres — e seus parceiros ou parceiras — que têm vontade de engravidar mas não conseguem com facilidade. Foi esse o conflito vivido por Vitória (Taís Araújo), de "Amor de Mãe", nos primeiros capítulos da novela, antes de a personagem descobrir que está à espera de um bebê, não de seu marido, aliás, mas de um homem com quem transou apenas uma vez.

Antes disso, Vitória havia perdido um bebê. No processo para ter uma nova gravidez, chegou a pedir para fazer sexo com o marido no meio de um consultório, porque naquela hora seus óvulos estavam "no ponto". Existe isso? E as técnicas para engravidar "mais rápido", como transar em determinadas posições e só ir para a cama em dias alternados?

Taís Araújo e Fabrício Boliveira em Amor de Mãe - Divulgação / Globo - Divulgação / Globo
Na trama, Vitória quer muito engravidar e tenta alguns macetes com o parceiro
Imagem: Divulgação / Globo

Para esclarecer as dúvidas, conversamos com a ginecologista natural e obstetra holística Débora Rosa, que atua na UFF (Universidade Federal Fluminense) e é cirurgiã ginecológica no Hospital Hugo Braga, no Rio de Janeiro.

Também consultamos a psicóloga especialista em terapia cognitivo-comportamental Ellen Moraes Senra para entender quais são as principais emoções que envolvem um casal tentante — e como evitar que a pressão atrapalhe o relacionamento.

Técnicas para aumentar chances de engravidar

Se a maternidade já é um momento da vida cheio de dúvidas, as tentativas para engravidar são ainda mais — especialmente pelo fato de circularem questões sobre a influência do estilo de vida da mulher e se há, de fato, macetes para que as chances de ser fertilizada aumentem.

A ginecologista Débora Rosa e a psicóloga Ellen Moraes Senra concordam em uma orientação: ficar demasiadamente preocupada e tensa a partir do momento em que se tenta engravidar pode ser ainda pior para o sucesso da "missão". Ellen destaca que a pressão exacerbada pode gerar sentimentos de frustração, culpa e desinteresse sexual no casal.

Casal frustrado - PredragImages/iStock - PredragImages/iStock
Pressão para engravidar e sexo "mecânico" diminuem chances de fertilização, explicam especialistas
Imagem: PredragImages/iStock

Como ficar mais tranquila? Débora traz dados. "A taxa de fertilidade se transar no dia da ovulação é de 30 a 40%, não é 100%. E vale dizer que 80% dos casais saudáveis, sem nenhum fator que atrapalhe a fertilidade, engravidam em até um ano. Ou seja, são 20% dos saudáveis que não engravidam nesse período. E não têm absolutamente nenhuma alteração nos exames", explica.

A médica ainda detalha que a preocupação aumenta os níveis de cortisol e adrenalina, hormônios que podem atrapalhar diretamente a cascata de produção dos hormônios da mulher que, por sua vez, precisariam estar em equilíbrio para "boa fertilidade".

Dia certo para transar, sem xixi depois do sexo: funcionam?

Tem dia certo para transar para conseguir engravidar?

Sim, explica a médica. "O período fértil da mulher tem a janela de 3 dias antes e 3 dias após a ovulação. A cartilha convencional de ginecologia e os estudos científicos, assim, recomendam que o ato sexual aconteça dia sim, dia não porque, apesar de os espermatozoides serem produzidos rapidamente, se o casal quer controlar os coitos, é recomendado fazê-lo em dias alternados mesmo".

Mas quando foi o "dia D", preciso transar, mesmo sem vontade?

Débora explica que o sexo mecânico pode comprometer o desejo sexual dos dois, que é comumente abafado pelo desejo da maternidade/paternidade. "Vejo muitos casais transando sem vontade só porque estão no período fértil e desejam engravidar. Só que o orgasmo é importante para ajudar a engravidar. Então, a hora certa é a hora que o casal está com tempo para fazer boa preliminar, para ter uma relação de qualidade".

Segurar o xixi para espermatozoides ficarem no corpo da mulher faz sentido?

Definitivamente, não. "A urina sai pela uretra, que fica acima da vagina. Então, não entra em contato com os espermatozoides dentro da vagina após o coito".

Inclusive, fazer xixi depois da transa é recomendado pelos médicos. Urinar após a relação sexual é bom porque evita infecção urinária.

E transar em posições em que a penetração é mais profunda? Aumenta a chance de engravidar?

A ginecologista diz que também não faz sentido. "Durante a relação, o pênis fica próximo ao orifício cervical do colo uterino naturalmente. A ejaculação, assim, é direcionada para a abertura da cavidade uterina, onde se formará o zigoto".

Chá de inhame, ervas e remédios naturais para aumentar fertilidade: pode tomar?

Débora explica que remédios naturais, a base de plantas, são poderosos mas podem ter contraindicações. Também devem ser indicados de forma individualizada.

"Se a mulher não tem ciclo regular e isso está atrapalhando engravidar, tem plantas que vão regularizar o ciclo; se o endométrio não está com boa qualidade, se tem insuficiência lútea [deficiência na produção de progesterona], são outras plantas".

A sugestão é procurar um ginecologista natural com formação em fitoterapia para orientação adequada.

Recomendações para as mulheres

Manter costumes saudáveis também é uma forma de aumentar a fertilidade — e tudo tem a ver com o equilíbrio nutricional e hormonal do corpo, explica a médica:

  • Legumes, verduras e frutas fornecem vitaminas e nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo, de maneira geral
  • Não ingerir produtos industrializados, ultraprocessados, alimentos com farinha branca, como pão e macarrão, além de "carnes cheias de antibióticos e frangos com hormônios" também faz parte das recomendações médicas. Vale dizer que no Brasil é proibido o uso de hormônios, mas, carnes de outros países podem tê-los.
  • Evite, ainda, aplicar na pele produtos industrializados que contém substâncias que são disruptores hormonais, dando preferência a produtos naturais com base nos óleos vegetais.
  • Sono e atividade física regulares, além de tentar viver sem estresse também podem ajudar a conseguir engravidar.
  • Fumar também pode reduzir a taxa de fertilidade, comprometer a duração da gestação e o peso do bebê, por conta dos principais componentes tóxicos do cigarro a nicotina e o monóxido de carbono.

Ter prazer é importante

É fato que, na opinião das duas especialistas, virar um mero "reprodutor ou reprodutora", além de desanimar o casal, compromete as chances de engravidar.

Cientificamente, o tema foi comprovado por estudo científico realizado por pesquisadores University College Cork, na Irlanda. Os cientistas descobriram que o orgasmo feminino aumenta em 15% a chance de engravidar já que a mulher libera ocitocina, um hormônio que causa contração do útero e retém maior quantidade de sêmen.

No campo emocional, também há prejuízos na definição de se ter "hora certa para transar", pondera a psicóloga Ellen Moraes Senra.

"A escolha da gravidez é um momento delicado e mexe com o psicológico do casal. Há muitas coisas envolvidas: ouvem histórias de quem engravidou 'por acidente', acham que vai ser rápido, que é só parar de tomar a pílula anticoncepcional. Quando o desejo não é correspondido, entram a ansiedade e a pressão", comenta.

Ellen orienta que, para contornar o clima de expectativas, é preciso se munir de informação médica, inclusive a respeito da probabilidade de ficar grávida de acordo com suas condições.

E quando há frustração?

"Muitas pacientes que atendo tentar criar outros projetos para tirar o foco daquilo. Fato é que se isso for trabalhado com terapia, fica muito mais fácil de lidar, porque a gravidez por vezes é um projeto que se imagina que há 100% de chances de dar certo".

Caso as tentativas de engravidar se tornem um problema entre o casal, a saída é o diálogo, diz a psicóloga. "É preciso entrar num consenso. É algo que ambos querem? Se sim, precisam fazer suas partes, mas sem tornar uma obrigação. Isso porque a mulher pode associar o sexo a algo frustrante e o homem, perder o interesse".

É preciso, então, colocar as expectativas na mesa para que o casal não se afaste ou gere sentimentos de culpa e frustração — o que pode levar à separação, inclusive.