Topo

Mulheres brasileiras vivem 7 anos a mais do que os homens, diz IBGE

Brasileiras vivem mais que homens - Getty Images/iStockphoto
Brasileiras vivem mais que homens Imagem: Getty Images/iStockphoto

Marcos Candido

De Universa

28/11/2019 11h28

As mulheres vivem 7 anos a mais que os homens no Brasil. Segundo o IBGE, a expectativa de vida das mulheres é 79,9 anos até o ano passado. Já a dos homens, de 72,8. A diferença, chamada de "sobremortalidade masculina", muda conforme a faixa etária. Um homem de 20 a 24 anos tinha, em 2018, 4,5 vezes menos chances de chegar aos 25 anos do que uma mulher.

"Esse fenômeno pode ser explicado por causas externas, não naturais, que atingem com maior intensidade a população masculina", analisa com a publicação o pesquisador do IBGE Marcio Minamiguchi, ressaltando que, em 1940, não havia essa discrepância evidente entre os sexos nos grupos mais jovens. "A partir de meados da década de 80 as mortes associadas às causas externas passaram a desempenhar um papel de destaque. É um fenômeno proveniente da urbanização e inclui homicídios, acidentes de trânsito e quedas acidentais, entre outros", complementa.

Brasileiros, em geral, vivem mais

A expectativa de vida do brasileiro ao nascer chegou aos 76 anos e 3 meses no ano passado. Os dados foram divulgados na manhã de hoje pelo IBGE e publicados no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta (28).

Este número é maior em relação ao que foi divulgado no ano passado, que mostrou os índices de 2017. Naquela ocasião, o tempo médio de vida dos brasileiros era de 76 anos e 0 meses.

O IBGE também divulgou os números do que diz ser a "Tábua Completa de Mortalidade", que indica o tempo de vida por idade - com base no ano de 2018.

Nesta tabela, há números que diferem ligeiramente devido aos anos já vividos. Por exemplo: quem tinha 20 anos em 2018 deve viver mais 57,9 anos (tempo maior, portanto, do que a média de 76,3 anos).

Este índice aumenta para quem é idoso, segundo a pesquisa: quem completou 70 anos em 2018 tem a expectativa de viver até os 85,3 anos.