Topo

Podcast

Sexoterapia


Sexoterapia #4: ele não quer mais transar. E agora?

De Universa

22/11/2019 04h00

A falta de desejo pelo parceiro sempre foi uma questão levada pelas mulheres à terapia. Mas, na última década, a sexologia tem observado um fenômeno novo: homens que se queixam de falta de libido.

"Há 10 anos, eu não recebia em meu consultório casais se queixando que o cara não queria transar. Era sempre o contrário: o problema no relacionamento era causado pela falta de desejo da mulher", conta a sexóloga Ana Canosa. "Hoje, recebo muitos casais que querem resolver o fato de que ele não quer fazer sexo."

Tanto que a diminuição da libido masculina virou objeto de estudo. Uma pesquisa feita na Alemanha constatou que subiu de 8% para 13% o número de homens que admitem falta ou redução do desejo sexual.

Afinal, o que está acontecendo com eles?

Existem algumas possibilidades. A primeira é que hoje a mulher se sinta mais à vontade para reclamar do descompasso em relação ao companheiro. Também existe a hipótese de o homem já não se sentir tão obrigado a fazer sexo —e se permitir dizer não às investidas da parceira. "Acredito também que isso esteja relacionado à nossa cultura: há muita medicação, muito estresse, o próprio excesso de uso das redes sociais, muita erotização. É um fenômeno novo que a sexologia ainda não sabe entender por completo", diz Ana.

Mas, e aí, o que se pode fazer? Vale a pena continuar investindo na relação? É possível resgatar a energia sexual do parceiro?

Esse é o tema do quarto episódio do podcast Sexoterapia.

Nesse episódio, as apresentadoras Marina Bessa, editora chefe de Universa, e Ana Canosa, sexóloga, recebem a comunicadora Adriana Yoshida.

Acompanhe o Sexoterapia

A primeira temporada do podcast Sexoterapia tem oito episódios. O programa estará disponível no UOL, no Youtube de Universa e nas plataformas de podcasts, como Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sexoterapia #4: ele não quer mais transar. E agora? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Sexoterapia