Topo

Com leveza e muita cor, saia pareô invade os looks urbanos; saiba como usar

Patrícia Poeta aposta em saia pareô na TV - Reprodução/@patriciapoeta/Instagram
Patrícia Poeta aposta em saia pareô na TV Imagem: Reprodução/@patriciapoeta/Instagram

Jéssica Aruda

Colaboração para Universa

19/11/2019 04h00

O nome pode até parecer difícil, mas a saia pareô é aquela imagem de verão na mente de todas nós: uma peça franzida com nozinho na cintura com cara de saída de praia. E mesmo sendo perfeita para os dias à beira-mar, o modelo versátil subiu a serra nas últimas temporadas e conquistou o street style com combinações que vão além dos biquínis e maiôs.

Tanto que muitas marcas já apostam em versões estruturadas e com tecidos mais nobres que funcionam melhor em looks urbanos. Mas, há quem ainda prefira amarrar o velho e bom lenço (ou mesmo uma canga) e improvisar a saia hit da estação. "Mesmo parecendo despojada, acredite, combinando bem a saia pareô com outras peças, o look pode ficar muito elegante", acredita o stylist Rafael Menezes.

Como é possível transformar a saia informal em uma peça com mood requintado? O segredo é apostar em fendas discretas e tecidos sem transparência e com fluidez. E, é claro, nos acessórios certos. Veja as inspirações para tirar o pareô da mala de praia e arrasar nas mais diversas ocasiões:

De olho no comprimento

Se na praia as versões curtas e transparentes estão entre as mais pedidas, na cidade os modelos longos e midi ganham espaço em produções comportadas. Tecidos leves como viscose, crepe, seda e linho garantem looks elegantes e despojados ao mesmo tempo.

"É importante observar o comprimento e a largura da saia, já que a fenda não pode ficar muito aberta em certos ambientes. O ideal é escolher um modelo nem muito curto ou muito estreito para que você consiga amarrá-la sem comprometer o caimento", diz o consultor de moda da Evanstur, Kefer Van Der Laan.

Looks para trabalhar

A praticidade da saia pareô permite boas combinações para o trabalho nos dias quentes de verão: além do modelo se adaptar a todos os tipos de corpos, trocando apenas a parte de cima e brincando com acessórios é possível criar looks que transitam bem no meio corporativo. Tudo vai depender das recomendações de conduta da empresa.



Modelos lisos acompanhados por sandálias de duas tiras ou scarpin conferem um toque extra ao look social. Já as versões estampadas fazem contraponto com tops discreto, como camisas jeans ou blusas de seda discretas. "Uma cor linda que combina com tudo é o azul marinho: fica elegante e pode ser usada com as cores vibrantes do verão. As estampadas caem muito bem para o trabalho, mas nada muito extravagante", pondera a consultora de estilo e imagem Carol Brunharo.

E na balada, vale?

Para espantar o calor no happy hour, jantar com amigos ou encarar a balada, a saia pareô produz looks mais ousados. Seja com top cropped no mesmo tecido da peça ou aquele body com recortes estratégicos.



Nestas ocasiões, modelos levemente transparentes conferem sensualidade na medida certa à produção. Assim como os acessórios: um visual mais noturno pede salto mais alto, que pode ser bloco, salto no estilo agulha ou aquela plataforma que oferece conforto e elegância ao mesmo tempo. Isso sem falar nos colares, maxibrincos e make para arrasar.

Estilo praia

Para o look pé na areia não tem segredo: top de biquíni ou peça mais curtinha na parte de cima já garantem o visual praiano cheio de estilo. É possível escolher peças com estampas exageradas e multicoloridas, com aquela atmosfera setentinha, ou looks minimalistas, com shape mais clean e tons de nude.