Pequeno, mas potente: estimular o períneo pode turbinar 'loucamente' o sexo

O períneo fica na área localizada entre a entrada da vagina ou a base do pênis e do ânus. É uma região bem diminuta, mas não se engane com suas dimensões: ela é responsável por grandes sensações de prazer e tem tudo a ver com a sua saúde sexual.

Para aproveitá-la bem, siga essas ideias:

1. Explore sua sensibilidade na masturbação

A região do períneo é bastante vascularizada e, por isso mesmo, bastante sensível. Ela fica inchadinha e ainda mais irrigada quando você está excitada, por isso um bom momento para explorá-la é durante a masturbação.

Você pode usar os dedos, sempre com suavidade, ou brincar por todo o território com um bullet, aquela cápsula vibratória em formato de bala.

Porém, atenção: se você for usar esse sex toy ou um vibrador no ânus, mesmo que seja na bordinha, e depois fazer o trajeto períneo-clitóris, é preciso higienizá-lo antes. Isso porque bactérias do trato intestinal podem ir parar no canal vaginal, causando infecções.

2. Brinque com a região no banho

A estimulação com o chuveirinho sempre garante prazer em diversas áreas do corpo. Mas, cuidado, mandar o jato de água diretamente para o clitóris, por exemplo, pode ser algo incômodo, ainda mais se a temperatura da água for extrema (excessivamente quente ou fria). Que tal, então, direcionar o jato para o períneo? Você pode se sentar no chão com as pernas abertas e curtir a sensação.

3. Fortaleça-o para transar mais e melhor

Nas mulheres, quando o períneo estiver íntegro e conservado pode ocorrer uma maior contração e relaxamento dos músculos ao redor da vagina, aumentando o prazer sexual e a possibilidade de atingir o clímax.

Continua após a publicidade

No orgasmo, o períneo é responsável por aumentar e deixar as contrações da vagina mais intensas. Um períneo "em forma" também evita prolapsos da bexiga, perdas urinárias, incontinência fecal, diminuição do tônus vaginal, entre outros problemas, além de aumentar as chances de parto normal e facilitar todo o processo de saída do bebê.

Para preservá-lo, é importante fazer os exercícios de Kegel, também chamados de pompoarismo, que ajudam a fortalecê-lo e a mantê-lo em plena forma física.

Bolinhas Ben Wa e cones vaginais à venda em sex shops, sob a supervisão de uma fisioterapeuta pélvica, podem ajudar, mas exercícios caseiros como fingir que segura e solta o xixi (sempre de bexiga vazia, para descartar o risco de infecções), também são uma boa estratégia. Quando o períneo é exercitado, você consegue contraí-lo voluntariamente, o que potencializa o orgasmo e aumenta o prazer do casal.

4. Torne-o o ponto de partida do sexo oral

O períneo pode ser uma zona erógena de imenso valor na hora do sexo oral. Peça, por exemplo, que a outra pessoa sugue o entorno, como os pequenos e grandes lábios, e dedique uma boa atenção com a língua ao seu períneo.

Sua excitação vai atingir o pico máximo! Outra forma de o parceiro estimulá-la é brincar com um colar tailandês, acessório erótico que tem várias bolinhas de silicone para introdução na vagina e uma argola na ponta, para puxá-las. Em vez de usar o acessório para penetração, use para massagear a região do períneo.

Continua após a publicidade

5. Cuide bem da área

Com o envelhecimento natural e a diminuição de hormônios, a produção do colágeno diminui e provoca flacidez vaginal.

Avalie com o ginecologista procedimentos adequados, como reposições hormonais e exercícios específicos.

Se você é do tipo que treina, tome cuidado com traumas na área que podem causar dores crônicas.

Realizadas de maneira exaustiva e rotineira, atividades como spinning podem provocar danos ao nervo pudendo (principal inervação da região), causando problemas futuros para o sistema urogenital.

Fontes: Alessandro Scapinelli, ginecologista de São Paulo (SP); Alex Meller, urologista da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo); Nelly Kim Kobayashi, ginecologista e sexóloga, de São Paulo (SP); Tatiana Presser, psicóloga, sexóloga e autora do livro "Vem Transar Comigo" (Ed. Rocco), e Thais Plaza, terapeuta sexual, de São Paulo (SP), com matéria publicada em 18/11/2019

Deixe seu comentário

Só para assinantes