Topo

Foto de Millie Bobby Brown gera debate: adultização ou adolescência?

Millie Bobby Brown, em evento em Nova York - Daniel Zuchnik/Getty Images
Millie Bobby Brown, em evento em Nova York Imagem: Daniel Zuchnik/Getty Images

Nathália Geraldo

De Universa

13/11/2019 13h57

Mundialmente conhecida pelo papel de Eleven na série Stranger Things, da Netflix, a atriz Millie Bobby Brown deu "espichada" em um ano, e mudou muito sua aparência — a foto mais recente publicada por Millie em seu Instagram, em uma exibição da atração em Nova York, chocou os fãs por ela parecer mais velha do que seus 15 anos:

swipe for a surprise

Uma publicação compartilhada por mills (@milliebobbybrown) em

Millie foi muito elogiada por sua beleza. Alguns fãs, no entanto, repararam em como ela ter aparecido com visual "mais velho". "Oh meu Deus, ela parece ter 30 anos", "Por que você parece uma mulher de 35 anos?" e "Pare de tentar parecer mais velho, apenas aproveite sua idade" foram alguns dos comentários deixados na rede social.

Não é de hoje que Millie é associada a um processo de adultização. Detalhes de seu visual, como cabelos mais compridos e maquiagem escura, além de alguns looks que escolhe para aparições públicas, se tornaram alvo de críticas daqueles que acham que ela está "se tornando adulta rápido demais". Millie tem 15 anos.

goodnight ??

Uma publicação compartilhada por mills (@milliebobbybrown) em

"Ela está bonita mas parece que ela está tentando crescer muito rápido", escreveu um seguidor nesta foto.

?same dress but v different day?

Uma publicação compartilhada por mills (@milliebobbybrown) em


"Oi, você é uma criança de 15 anos, por favor, relaxe", disse uma seguidora. "Todo mundo está pirando com este vestido, mas eu vi crianças de 9 anos de biquíni e isso não é nada. Ela parece ótima, deixe-a em paz", deixou outra.

O que Millie disse sobre "aja como sua idade"

Em janeiro, Millie fez duas publicações em seu Instagram rebatendo os comentários sobre suas roupas, maquiagem e cabelo. Nos Stories, a atriz chegou a dizer: "Sei que todo mundo na minha última foto quer que eu 'aja de acordo com a minha idade', mas, francamente, é meu Instagram e e se eu escolhi postar aquela foto e você não gostar, apenas passe por ela".

Também compartilhou uma frase direcionada aos críticos sobre sua aparência: "Se pudéssemos espalhar amor tão rápido quanto espalhamos ódio e negatividade, em que mundo maravilhoso viveríamos".

Meninas de 15 anos têm estrutura emocional para isso?

Para a psicóloga que atende adolescentes e família em consultório, Ana Maria D' Alessandro de Camargo, também especializada em bioética, desastres e emergências, a forma com que a sociedade está estruturada — com o consumo acelerado de informações e transformação nas relações sociais — contribui para a adultização e, por consequência, a erotização de meninas adolescentes.

"Hoje as meninas estão mais adultas, entre muitas aspas. Os pais já colocam roupa de adulto quando elas têm 3 anos, então há uma sensualidade, desde pequenas", pontua. "Por outro lado, as meninas já têm acesso a questões ligadas à moda, elas leem blogs. Não é uma questão da Millie especificamente", pontua.

A psicóloga pondera, entretanto, que o "se tornar adulta" nem sempre vem com uma formação emocional consolidada, o que é um problema. "A menina pode pensar que está adulta, que navega nesse universo, mas não está egoicamente preparada, não tem estrutura emocional do que é a vida adulta. O desenvolvimento natural já é bastante desafiador, imagina quando pula etapa?".

Ana Maria analisa que a estrutura de adultos e da família faz toda diferença para jovens, principalmente as que têm projeção midiática, e se sentem obrigadas a "se mostrarem mulher"; ao mesmo tempo, avalia que a experiência de virar adolescente tem mudado muito nos últimos anos e que é no mínimo "esquisito" o fato de as pessoas as julgarem sem saber o contexto completo de suas vidas.

"Antigamente, as meninas se consideravam adolescentes com 15 anos mesmo, tinha o debutar. Hoje, com 10, ela já inicia esse processo. Então, é uma tendência natural que ela desabroche com mais intensidade quando completa os 15 anos".

Famosas erotizadas: mudanças de postura e aparência

Millie não é a única famosa que desperta debate sobre a erotização infantil ou adultização, especialmente de meninas. Miley Cyrus, Natalie Portman e Emma Watson, por terem iniciado a carreira artística quando crianças, também entram no rol quando o tema é a aparência "mais velha" que as jovens reproduzem e expõem tanto nas redes sociais quanto na mídia.

Com base em sua experiência, Miley chegou a refletir sobre o impacto que a experiência de usar "coisas de adulta" teve em sua vida. "As pessoas ficaram muito chocadas com algumas coisas que eu fiz. Deveria ser mais chocante o fato de que quando eu tinha 11 ou 12 anos eu usava aplique, maquiagem, unha falsa e colocava roupas que na maioria das vezes eram homens mais velhos que escolhiam. Não é segredo o motivo de muitas pessoas se perderem no caminho, porque elas sempre têm alguém dizendo a elas o que têm que fazer", pontuou, em entrevista a revista Harper's Bazaar.

No Brasil, o caso da MC Melody repercutiu depois que a menina, de 12 anos, compartilhou os rituais de beleza que segue, incluindo maquiagem, musculação e coloração dos cabelos.